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A Complexo do Alemão Lager foi lançada em junho de 2014, no Bistrô Estação R&R, na Nova Brasília, uma das comunidades do conjunto de favelas. A cerveja e o bistrô foram lançados por Marcelo e sua mulher, a ex-analista de recursos humanos Gabriela Romualdo, 35. O bom desempenho do negócio expandiu seu alcance. Há um mês e meio, abriram uma filial no Carioca Shopping, na zona norte, e a carta de cervejas do estabelecimento, criado em 2012, soma 300 rótulos.

O local escolhido foi a garagem do sogro, no térreo do prédio onde mora com Gabriela, que deixou o emprego numa empresa de engenharia para assumir a administração do negócio. Para começar, o casal investiu R$ 12 mil que havia juntado e obteve R$ 5.000 de empréstimo na AgeRio, agência do Estado que fomenta com empréstimos a juros baixos a expansão de empreendimentos em favelas com UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).

Cerveja própria

Para manter a receita, o empresário pôs em prática uma ideia antiga: comercializar a própria cerveja. Ele havia feito um curso de sommelier e mantinha o hobby de fazer cerveja artesanal com amigos na cozinha de casa.

Para iniciar as vendas, ele precisava regularizar o negócio. Bateu à porta de algumas cervejarias em busca de parceria, mas as primeiras respostas foram negativas. “Quando a gente dizia o nome da cerveja, ninguém queria. Até nos chamaram de doidos”, contou Gabriela. Após a parceria com a cervejaria Allegra, a produção da cerveja tipo lager -de baixa fermentação e 5% de teor alcoólico- chegou a 120 garrafas por semana.

Sem crise

Quem vai à favela pode encontrar a garrafa por R$ 15,90. Nos demais locais da cidade, a unidade custa R$ 18,90. O casal também vende chope artesanal por R$ 5, no bistrô, e por R$ 8 no shopping. Em média, o casal fatura com todo o empreendimento R$ 6.000 por semana. Em plena crise, eles projetam ampliar o negócio. No início do mês, os dois conquistaram o prêmio de negócio criativo e empreendedorismo da AgeRio e receberam R$ 18 mil.

Fonte: Folha

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