robô-cerveja

Tá difícil arrumar uma mulher pra ir buscar cerveja na geladeira e levar até o sofá? Tudo bem, não tá fácil pra ninguém mesmo. Tanto que uns estudantes do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT criaram um robô que leva cerveja até você!

A invenção ganhou o nome de Beerbots e talvez seja a maior invenção pensada para preguiçosos desde o controle remoto. A ideia dos estudantes foi criar robôs que cooperam entre si e formam um sistema de entrega de cerveja segundo as necessidades do usuário.

Para isso, foram desenhados dois tipos de robôs: os chamados “turtlebots“, responsáveis por receber os pedidos de cerveja, buscar a bebida com o robô “bartender” e levá-la ao solicitante. Já o robô “bartender” tem a habilidade de resfriar as bebidas e posicioná-las nos turtlebots para que sejam entregues.

O sistema foi apresentado durante a Conferência Robotics Science and Systems em julho deste ano e os estudantes envolvidos no projeto esperam utilizar o mesmo algorítimo para testar robôs em situações de resgate. Enquanto não são usados para um fim mais nobre, os robôs fazem um trampo de garçom, como você confere no vídeo abaixo:

Já queremos um desse aqui na redação!