Home Comida “Não tem jeito errado de fazer churrasco”, defende especialista

“Não tem jeito errado de fazer churrasco”, defende especialista

Uma série de insights divertidos sobre churrasco em meia hora que fez todo mundo querer mais. Essa foi a palestra de Bruno Panhoca no Curso de Qualidade da Carne BBQ Secrets que rolou no fim de semana de 14 de julho, em Botucatu (SP), e que acompanhamos a convite da FBMeat.

O evento, que foi fechado para convidados e inscritos, trouxe grandes assadores e pecuaristas conhecidos nacionalmente. Os empresários e especialistas em carne Roberto Barcelos e Alexandre Flit, sócios da FB Meat, ainda fizeram demonstração dos mais nobres cortes de carne e explicaram sobre confinamento de bois e touros.

Pra falar de churrasco, Bruno Panhoca, que é especialista em American BBQ e sócio da BBQ Tour, falou com bom humor sobre o hábito mais tradicional dos brasileiros. “Churrasco precisa de três elementos pra acontecer: carne, sal e amigos. Churrasco sem amigos é só carne assada”, brinca.

E é verdade. Tenta chegar em casa sozinho e botar uma carne ali pra você ver.

Errado é não fazer churrasco

Outro ponto importante trazido por Bruno é o de que não existe churrasco errado: “Errado é não fazer churrasco”. Você concorda? “Se você está fazendo assim a vida toda e está ficando bom, então manda ver, continua, não tem nada de errado”, comenta.

O que você pode fazer, é melhorar ou aperfeiçoar alguma técnica. E Panhoca deu algumas dicas:

 

  • “Sal você põe, mas não tira”: seja cauteloso nesse momento do churrasco. A turma pode até comer a carne salgada mesmo, mas não vai ser a melhor experiência. Ele indica salgar a carne depois de assada, porque assim você preserva a água da carne e a deixa mais suculenta.

 

  • “Muito da carne depende do jeito que você corta”: sabe aquela tira que a gente fica mastigando, mastigando, mastigando…? Ela já não acontece se você identifica a fibra e a rompe no primeiro corte, assada ou crua. É só dar uma olhada no sentido da fibra e mandar ver.

 

  • “Carne mole não é sorte”: saber escolher a carne pro seu churrasco também é fundamental. Se você conhecer a marca, pode fazer um churrasco de coxão duro pra ninguém botar defeito. Tudo depende de como o gado é criado, ração e muitas outras condições. Vale o investimento.

 

Mais posts pra você

COMENTE JÁ