A gente sabe que não tem nada mais chato do que mau hálito. Seja no ambiente de trabalho, em um encontro ou na balado com os amigos, estar com o hálito fresco é sempre importante.

mau hálito

Por isso, separamos alguns cuidados pessoais que podem parecer óbvias que já irão te ajudar a entender como você pode ajudar a sua boca (e seus amigos!).

Como se livrar do mau hálito:

Escove os dentes e passe fio dental

Como todo mundo que acordou esta manhã já sabe, a placa bacteriana e as bactérias que se acumulam nos dentes (principalmente à noite) causam mau hálito. Não são apenas pequenas partículas de alimentos que ficam presas entre os dentes até que sejam escovadas ou fio dental, que são um problema.

Quando você não usa fio dental ou não escova bem e eles ficam lá, eles podem se deteriorar, contribuindo para o bafo e talvez até para a doença gengival, o que significa mais cheiro forte.

Escove sua língua direito

Uma das principais causas do mau hálito é a sua língua. Um estudo de 2018 no Journal of Applied Oral Science descobriu que as pessoas que escovavam a língua em uma técnica “X” tinham menos bactérias e sentiam que a respiração era mais fresca do que as pessoas que apenas escovavam a língua da maneira que quisessem.

A técnica X é exatamente como você esperaria – de trás para a direita para a esquerda, de trás para a esquerda e para a direita e direto para o centro. Os melhores resultados foram em pessoas que fizeram esse padrão seis vezes. Fica dica!

Beba bastante água

Uma boca seca permite que células secas se acumulem na sua língua, gengivas e bochechas. Sem umidade suficiente para lavá-los, eles fornecem alimento para bactérias, que se instalam e se multiplicam. Isso produz moléculas relacionadas ao enxofre, que basicamente fede. Agite com (ou beba) água quando sentir que a boca está ficando seca.

Masque balas ou chicletes

Cebola, cebolinha, alho. Uma delícia, né? Mas tão desagradável quando você é chamado para uma reunião depois. Tudo o que você poderá fazer nesse momento é mascarar o mau hálito dos alimentos com chiclete ou balas de hortelã. Mas isso é melhor do que não fazer nada.

Descubra raiz do problema

Se tudo isso ainda deixa você com mau hálito, verifique se há causas mais profundas. Certos medicamentos e certos problemas, como a sinusite, podem tirar o fôlego. Se você é atormentado pelo mau hálito constante e seus dentes e gengivas estão saudáveis, consulte um médico para descobrir o que mais está acontecendo.