Perder peso pode aumentar sua confiança e diminuir suas chances de desenvolver diabetes, mas também pode te deixar com algumas estrias. Vamos te mostrar tudo o que deve saber sobre estas marcas!

estrias

As estrias geralmente acontecem quando as pessoas perdem ou ganham peso rapidamente

Essencialmente uma cicatriz, as marcas se desenvolvem quando o colágeno e a elastina, duas proteínas que mantêm a pele saudável, são danificadas. Perder peso lentamente pode diminuir suas chances de desenvolver estrias. É melhor perder não mais de 1% do seu peso corporal por semana. Isso ajuda a reter músculos e, sim, reduz a probabilidade de obtê-las.

Você encontrará estrias em muitas áreas diferentes, incluindo estômago, peito, braços, quadris e bumbum. Elas geralmente começam em rosa ou vermelho, pois o fluxo sanguíneo para a área aumenta em resposta aos danos. Com o tempo, elas se tornarão translúcidas.

Como elas desaparecem?

As estrias podem desaparecer por conta própria – mas é raro. É possível que elas se curem em alguém – se elas ainda estiverem vermelhas. Estas marcas mais antigas que são translúcidas são muito mais difíceis de tratar.

Cremes e loções prometem reduzir a aparência das estrias, mas provavelmente não produzirão os resultados desejados. Vários estudos mostraram que os produtos vendidos sem receita geralmente são ineficazes na eliminação de marcas.

Veja também:
6 cuidados para dar fim a coceira no couro cabeludo
Veja os perigos do uso de cigarros eletrônicos

Terapia a laser e microagulhamento são os tratamentos mais eficazes. Ambos funcionam danificando essencialmente a pele e em resposta a essa lesão, a pele aumenta a produção de colágeno e normalizando o tecido danificado.

Mas vale lembrar que as marcas na pele, as estrias, também são normais e muitas pessoas as tem. Não deixe isso te incomodar!