Home Esporte Futebol Gaélico: O principal esporte da Irlanda

Futebol Gaélico: O principal esporte da Irlanda

Considerado o esporte mais popular da Irlanda, o futebol gaélico é uma mistura de futebol de campo, futebol americano e handebol. Nele, os jogadores podem usar as mãos e os pés em um gramado retangular de 130m de comprimento por 90m de largura. No país, a modalidade é capaz de atrair mais de 80 mil pessoas em um estádio.

Como funciona

As partidas são disputadas em dois tempos de 30 minutos. São duas equipes, cada uma com 15 jogadores, sendo que podem ser realizadas até seis substituições no tempo normal. Na prorrogação, que é dividida em dois tempos de 10 minutos, é possível realizar mais três substituições extras.

Uma equipe é formada por: Um goleiro, seis defensores, dois meio-campistas e seis atacantes. Durante o jogo, os atletas podem segurar a bola na mão por até quatro passos. Após isso, são duas alternativas: O jogador pode quicar a bola no chão, como no basquete, mas a jogada não pode ser repetida por duas vezes consecutivas. Ou então, é possível fazer o soloing (jogar a bola contra a própria perna, como uma embaixadinha). Neste caso, a ação pode ser feita livremente.

O formato do gol no futebol gaélico é bem simular ao do futebol comum. Contudo, a principal diferença é que as traves se estendem acima do travessão, formando um “H”. Assim, para marcar pontos, o jogador pode jogar a bola dentro do gol (3 pontos) ou acima do travessão (1 ponto). Para isso, é possível utilizar tanto a mão, quanto o pé.

História

O futebol gaélico surgiu a partir de uma prática denomidada “Caid”, que surgiu no século XIV. Nesse sentido, o esporte passou a ser disputado em 1885 e se popularizou como forma de protesto contra esportes ingleses, como futebol e rubgy, e chegou a ser proibido por conta disso. Na época, a Irlanda era dominada pela Inglaterra, que tentava impedir a diminuição de expressões culturais do país.

futebol gaélico
COMENTE JÁ

Mais posts pra você