Home Esporte Maior jornal do mundo faz mapa da corrupção do futebol com Brasil na liderança

Maior jornal do mundo faz mapa da corrupção do futebol com Brasil na liderança

mapa-corrupcao-futebol-brasil-lideranca
Considerado o jornal mais importante do mundo, o New York Times publicou um mapa da corrupção do futebol mundial, que tem o Brasil como destaque. No infográfico, o diário mostra a nacionalidade e os crimes a quais todos os acusados do Fifagate respondem após as investigações do FBI, que prenderam dirigentes de alto escalão.

O Brasil é quem mais tem cartolas ou executivos investigados atualmente, com seis, seguido pela Argentina, que tem cinco. Trinidad & Tobago e Guatemala aparecem em seguida, com três.

Os brasileiros na mira da Justiça dos EUA são Marco Polo Del Nero (presidente licenciado da CBF), José Hawilla (dono da Traffic), José Margulies – conhecido como José Lázaro – e Fábio Tordin (empresários de marketing esportivo), além de José Maria Marin e Ricardo Teixeira, ambos ex-presidentes da CBF. Desses, Hawilla, Margulies e Todin se declararam culpados, Marin alegou inocência e Del Nero e Teixeira seguem sendo investigados.

mapa-corrupcao-futebol-2

Curiosamente, o infográfico foi ao ar no mesmo dia em que Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, e Michel Platini, ex-mandatário da Uefa, foram suspensos do futebol por oito anos pelo Comitê de Ética da Fifa.

O mapa da corrupção ainda traz outros dados curiosos, como a idade média dos acusados (62 anos) e os valores de indenização que cada um concordou em pagar à Justiça. O maior acordo foi a de J. Hawilla: US$ 151 milhões (quase R$ 600 milhões).

Para ver o mapa da corrupção do NY Times, é só clicar aqui.

Fonte: Espn

Mais posts pra você

COMENTE JÁ