Os ingleses juntaram duas de suas paixões, sinuca e futebol, num esporte novo, o UK Foot Pool, criado em 2015 por dois amigos, John Whetton e Olly Hancock, ambos de 26 anos, moradores de Derby.

“Tudo começou há uns dois anos atrás, quando eu estava jogando uma partida de foot-golf pé com um amigo Olly Hancock,e a gente meio que teve a ideia”, disse John, que é jogador freestyler de futebol profissional. “Meu pai é marceneiro e nos ajudou com o projeto da mesa e em janeiro de 2015 tudo estava pronto no meu quintal.”

No início, John e seu pai construíram 3 mesas e passaram a alugá-las a clubes e pubs locais. “O FootPool ficou conhecido rapidamente e decolou”, conta John.

Segundo ele, os jogadores profissionais que conhecem o novo esporte são a melhor forma de ajudar a divulgá-lo, por isso seus criadores tem levado o UK FootPool a fazer parcerias com clubes como Liverpool e Manchester City. No ManCity, Yaya Toure e Gael Clichy participaram da brincadeira, mas na hora do “rachão” a vencedora foi Izzy Christiansen, atacante do time feminino e da seleção da Inglaterra, 3ª colocada na Copa de 2015, no Canadá.

No Tottenham, o meia-atacante sensação do momento Delle Alli foi o destaque no desafio que contou ainda com o zagueiro belga Toby Alderweireld.

Em junho aconteceu o primeiro campeonato: “Foi nosso primeiro ano, não houve eliminatórias regionais nem nada assim”, explicou.”Mas apareceram concorrentes de todo o país.” Segundo o “cartola”, a segunda edição do torneio já está sendo planejada.

Fonte: Derby Telegraph