Eu sou apreciador de séries, e de assistir histórias que conseguem nos tirar da realidade e nos transportar pra um universo paralelo, onde você pode esquecer dos seus problemas do dia-a-dia e embarcar num mundo novo.

E de fato, eu não estava preparado pro choque de realidade e lições de vida que This is Us tem pra ensinar.

A sinopse fala sobre quatro histórias de pessoas que nasceram no mesmo dia, mas esta sucinta descrição não te dá a dimensão exata de como a série é sensacional nos mais diferentes aspectos.

This is Us é uma porrada de realidade na sua cara, episódio após episódio

Logo no primeiro episódio você é apresentado aos personagens centrais e se sente naturalmente envolvido com a história.

Mais ou menos no quarto episódio você acha que já entendeu a mecânica da série, mas o enredo vai ficando cada vez mais denso e os dramas mais intensos.

No décimo, aqueles personagens são tão queridos por você, que os problemas deles começam a te corroer por dentro, de um jeito quase inexplicável.

Uma série sobre a família

This Is Us é essencialmente uma série sobre a família, sobre como cada pessoa carrega consigo suas dúvidas e incertezas pra vida adulta.

Mostrando como a tarefa de se criar uma família é ao mesmo tempo incrível e assustadora, e que na verdade ninguém está preparado pra encarar os problemas da vida.

A série tem personagens tão humanos, que você se pega pensando no que faria se as situações que eles enfrentam se passassem com você.

O fato de que tudo aquilo poderia de fato ter acontecido na sua vida, mexe com o telespectador, são situações que acontecem todos os dias, senão com a gente, mas com nosso vizinho, nosso colega de trabalho.

Temas polêmicos

Os temas abordados em This Is Us são delicados, mas contados de uma forma muito cuidadosa. Adoção, obesidade, alcoolismo, racismo, ansiedade, insegurança, problemas com drogas, carreira, problemas familiares… a história é tão intensa, que a lista de temas complicados citada acima é só uma ponta no iceberg de emoções que você sente assistindo os 18 episódios da primeira temporada.

Os temas são pesados, mas a história é contada com uma leveza assustadora.

Algo muito interessante, é que não apenas os personagens principais são interessantes, os secundários também, e a série arruma tempo pra contar a vida de todos eles, intercalando acontecimentos no presente e coisas do passado.

Eles não seguem uma ordem cronológica exata, então, o enredo te dá pequenas dicas do que está acontecendo, ou do que aconteceu, e aos poucos, nessas idas e vindas dos episódios entre o presente e o passado, você vai conhecendo melhor a personalidade de cada personagem, e como a vida os moldou pra se tornarem o que são.

Lições de vida

Absolutamente ninguém é perfeito em This Is Us, todo mundo tem algo que o assusta, uma história ruim do passado, decisões erradas que tomaram em algum ponto da vida, mesmo achando que estavam fazendo a coisa certa. Somos todos seres humanos falhos.

O mais legal são as lições de vida que cada personagem tem pra ensinar, mesmo que eles tenham infinitos problemas, defeitos, estejam quebrados por dentro, de alguma forma, você consegue absorver e aprender muita coisa com eles, graças a um time de roteiristas excelente, capaz de criar diálogos perfeitos, e fazer com que cada episódio seja uma aula de humanidade.

A série vai te fazer rir, e vai te fazer chorar, é bom estar preparado pra uma montanha russa de sentimentos, afinal, você não sabe a história de vida de uma pessoa, não sabe os traumas que ela passou, as dificuldades que ela enfrentou pra chegar onde chegou, e como esse caminho pode ser extremamente tortuoso pra algumas pessoas.

E mesmo que você pense que não, This Is Us pode te tornar uma pessoa melhor. Apenas dê uma chance a ela!



Leia também