invasao-a-londres
Invasão a Londres (London Has Fallen), continuação de Invasão à Casa Branca (Olympus Has Fallen), chega aos cinemas com mais tiro, porrada, explosões e facadas do que você poderia imaginar. E como eu costumo dizer, todo dinheiro gasto para ver um filme de ação no cinema é um dinheiro bem gasto.

A trama começa com a misteriosa morte do Primeiro Ministro britânico, que faz líderes mundiais se reuniram no seu funeral, tornando o evento uma oportunidade única para uma trama de assassinato. A tragédia em grande escala é novamente impedida por Benjamin Asher (Aaron Eckhart), presidente dos EUA, o chefe do serviço secreto norte-americano Mike Banning (Gerard Butler) e uma agente do serviço secreto britânico. Responsável pelo ataque, um dos terroristas mais procurados do mundo não se dá por vencido e, enquanto Benjamin luta pela sobrevivência, o vice-presidente Trumbull (Morgan Freeman) se esforça para derrotar o criminoso.

O filme é uma aula de ação à lá “Missão Impossível” e “Duro de Matar”, com perseguições de todos os tipos, em terra, céu, água, helicóptero, moto e lancha – tudo o que se move pode ser usado para uma fuga em algum momento, vale até correr entre as árvores com sapato social. Algumas cenas são extremamente exageradas e poderíamos dizer até “desnecessárias”, mas talvez seja essa a graça da coisa. Em certo momento do filme, o próprio personagem do presidente pergunta se as torturas exageradas são mesmo necessárias, o que deixa mais claro ainda de que não foi culpa de alguém que “errou na mão”.

Invasão-a-Londres-banner-678x340
Em ótima forma, a dupla Gerard Butler e Aaron Eckhart está entrosadíssima e troca ironias o filme todo. Engraçado também como o personagem de Butler deixa no ar até o último minuto se vai conseguir salvar a pele do presidente ou não. Um diálogo como: “Fique aqui, eu volto”/”E se você não voltar?”/”Então você tá ferrado”, é o ápice da sinceridade entre os dois numa relação de vida ou morte em que estamos mais acostumados a cenas dramáticas do que bem humoradas.

Falando nisso, é curioso também como estamos mais acostumados a ver Nova York sendo destruída do que Londres. Christian Gedegast escreveu a versão mais recente do roteiro e Babak Najafi é o diretor; Alan Siegel e Matt O’Toole também produzem com Butler.  O elenco conta ainda com Aaron Eckhart, Morgan Freeman, Angela Bassett,Melissa Leo e Jackie Earle Haley.

“Invasão a Londres” estreia no Brasil em 10 de março, distribuído pela Diamond Filmes. Enquanto isso, assista ao trailer e marque na agenda para o fim de semana.

LEIA TAMBÉM: 10 filmes que você vai querer assistir em 2016