Não é preciso desembolsar mais de 2500 reais para ter um bom smartphone. O mercado está repleto de ótimas opções que podem ser mais de 1000 reais mais baratas do que isso – e separei nesta lista cinco delas, todas com Android. Veja aí embaixo.

zenfone2
Asus Zenfone 2
A Asus fez bastante barulho pela web há alguns meses quando fez o anúncio do Zenfone 2. Não à toa: o smartphone de surpreendentes 1500 reais é o primeiro do mercado a contar com 4 GB de memória RAM, superando modelos top de linha nesse aspecto. O aparelho ainda traz um processador Intel de quatro núcleos e 2,3 GHz, formando um conjunto que deve rodar vários apps ao mesmo tempo ou qualquer jogo de smartphone sem engasgos. Sua câmera traseira de 13 megapixels não é a melhor do mercado, mas não deixa de ser competente, e a tela Full HD de 5,5 polegadas também não deixa a desejar. A bateria, no entanto, não é tão boa quanto a do próximo aparelho da lista. Com suporte a dois cartões SIM, a cartão de memória e a 4G, o Zenfone 2 custa de 1100 reais a 1500 reais, dependendo da versão (com 16 ou 32 GB de espaço na memória) e da loja.

motoxplay
Motorola Moto X Play
Um dos aparelhos da terceira geração da linha Moto X, o Moto X Play não é exatamente focado no desempenho, e sim na bateria – um ponto que é refletido em suas configurações. Seu processador (um Snapdragon 615, caso você queira saber), por exemplo, é dividido em oito núcleos. Quatro deles são mais rápidos (1,7 GHz) e ativados apenas em tarefas mais pesadas (jogos), enquanto os outros quatro, mais lentos (1,0 GHz), são usados na hora de abrir o navegador ou algum app menos exigente.

Isso, aliado a uma bateria de 3630 mAh (uma das maiores do mercado de smartphones), deve fazer com que o X Play aguente ficar longe da tomada por bem mais que um dia. Fora esses pontos aí, o aparelho tem 2 GB de memória, boas câmeras de 13 MP (traseira) e 5 MP (frontal), tela Full HD de 5,5 polegadas e suporte a 4G, dois cartões SIM e a cartão de memória de até 128 GB. Seu preço por aqui vai de 1200 a 1500 reais, dependendo da loja. Se quiser uma alternativa um pouco mais potente – mas sem a mesma bateria –, o Moto X de segunda geração ainda é encontrado por aí nessa mesma faixa.

galaxyj5
Samsung Galaxy J5 Duos
Outro que chegou recentemente ao mercado, o Galaxy J5 é mais um aparelho com uma bateria de dar inveja. Ela tem bem menos capacidade do que a do Moto X Play (são 2600 mAh, contra os mais de 3600 mAh do concorrente), mas dura quase a mesma coisa segundo os testes que meus amigos do INFOlab fizeram há algumas semanas.

As outras especificações do aparelho, no entanto, não são de encher os olhos. Seu processador é um Snapdragon 410 bem menos potente do que os outros dois que falei aqui, e sua memória RAM (usada para rodar vários apps ao mesmo tempo, por exemplo) é de 1,5 GB. A tela de 5 polegadas também é menos chamativa, e tem metade da resolução das dos outros concorrentes, enquanto a câmera é apenas boa o suficiente para a faixa de preço que o aparelho ocupa – de 800 a 950 reais, uma boa caso você esteja procurando um aparelho que suporte internet 4G. Se quiser (ou puder) gastar um pouco mais e contar com especificações um pouco melhores, uma alternativa da mesma Samsung é o Galaxy J7.

xperiaz3compact
Xperia Z3 Compact
Longe de ser um lançamento, o Xperia Z3 Compact saiu no fim de 2014 para ser uma versão menor (como o nome sugere) do antigo top de linha da Sony, o Xperia Z3. O aparelho chegou ao mercado custando mais de 2000 reais, mas o passar dos meses o fez desvalorizar um tanto – o que o transformou em uma boa escolha para o consumidor. Suas configurações incluem um Snapdragon 801 com quatro núcleos e 2,5 GHz, mais 2 GB de memória RAM e uma boa câmera traseira de 20,7 megapixels. A tela HD (720p) não é de encher os olhos, mas seu tamanho (4,7 polegadas) deve agradar aqueles que preferem celulares menores. O aparelho também não é dual-SIM, mas ao menos tem suporte a 4G e a cartão de memória, caso você queira enchê-lo de filmes e músicas. Algumas lojas ainda vendem o Xperia Z3 Compact por mais de 1700 reais, mas não é muito difícil encontrá-lo por algo em torno de 1200 reais.

LGg3
LG G3
O LG G3 está na mesma situação que o modelo da Sony que mencionei acima. Antes um top de linha, o aparelho desvalorizou bastante com a chegada de seu sucessor. E esse preço mais baixo transformou o smartphone, que antes não era muito atrativo, em uma boa pedida. Por dentro, ele tem o mesmo processador e a mesma memória RAM do Z3 Compact. Mas por fora, vemos uma tela maior (5,5 polegadas), de maior resolução (1440p, maior do que a Full HD), e uma câmera com bons recursos (melhor estabilização da imagem e foco a laser, que torna bem fácil a tarefa de “mirar” em um alvo). O aparelho, por fim, tem suporte a 4G e a cartões microSD de até 128 GB, mas peca na duração da bateria. De qualquer, é uma boa escolha que pode ser encontrada por aí por 1280 a 1500 reais.

outros-lumia830
E os outros sistemas?
Não gosta de Android? As opções com outros sistemas existem, é claro, mas não são tão variadas quanto as que rodam o sistema do Google. Na Apple, o único modelo que vale um pouco a pena nessa faixa de preço é o iPhone 5c, aquele com a traseira colorida. O problema é que ele tem só 8 GB de espaço para guardar arquivos e não tem suporte a cartão de memória – ou seja, se você gosta de guardar muitas músicas e filmes, esqueça. Fora que ele nem é mais vendido no site da Apple, sinal de que, em breve, deverá perder o suporte da empresa.

Já no caso do Windows, a melhor opção seria o Lumia 930, um smartphone absurdamente bonito que foi lançado no ano passado mas que, infelizmente, já não é muito fácil de ser encontrado. A alternativa é o Lumia 830, que também tem uma construção bacana, mas com configurações mais modestas do que o antigo top de linha da Microsoft. O processador é mais simples do que o do Galaxy J5 citado aqui, e a tela também não é das mais definidas. Só que ao menos a câmera compensa: ela tem “apenas” 10 megapixels, mas conta com estabilização ótica de imagem, que diminui muito as chances de uma foto sair tremida. O preço? De 800 a 1000 reais.