case-iphone4-abrindo-garrafa
Olá, pessoal. Os leitores mais antigos podem me conhecer, pois já dei as caras aqui na falecida coluna “As verdades que os homens contam”, que acabou virando um livro chamado 12 Contos (que ninguém comprou). Me chamo Marcel e sou o @bqeg.

Falarei aqui sobre gadgets, trecos eletrônicos em geral e tecnologia voltada ao público masculino. O objetivo é dar dicas de produtos, aplicativos e notícias sobre coisas nerds/geeks que sejam do interesse dos leitores. Portanto, sugestões são mais do que bem-vindas.

Hoje, pra começar, falarei sobre o Ali Express, o maior site de compras online do mundo. É pouco provável que alguém jamais tenha ouvido falar desse gigante do comércio online, que movimenta mais dinheiro do que a Amazon.

O Ali Express funciona mais ou menos como a Amazon, onde produtos são ofertados pelos mais diversos vendedores e lojas. Os vendedores tem o sistema de reputação, onde quanto melhor for o serviço e preço segundo a avaliação dos clientes, maior será a sua confiabilidade.

Já comprei muita coisa lá, de bobagens a eletrônicos e nunca tive problemas. Todos os problemas relacionados ao Ali Express normalmente ocorrem por culpa dos nossos correios. O produto sai da China e chega no Brasil em uma semana, mas demora até quatro meses pra chegar na sua casa. Ainda assim, acaba chegando e o preço muito abaixo do mercado compensa a espera.

Vale ressaltar que é preciso ter cuidado. Por se tratar de um site chinês, a grande maioria dos produtos são genéricos, réplicas, imitações, etc. Mas o site também vende marcas famosas e originais, normalmente por preços “normais”, iguais ao de lojas famosas. Fique atento a esse detalhe pra não acabar comprando algo enganado.

Algumas dicas para quem quer comprar no Ali Express:

1)      Faça compras pequenas, que não ultrapassem 50 dólares. Muita coisa pode ter frete grátis para o Brasil.

2)      Compras acima de 50 dólares tem grandes chances de sofrer taxação nos correios. Em geral, ainda assim acaba compensando mesmo pagando o imposto, mas se for comprar acima de 50, já calcule o preço final adicionando o imposto de importação.

3)      Verifique a reputação do vendedor antes de comprar

4)      Faça uma compra pequena de teste, apenas pra ver se chega tudo certo na sua casa e qual o prazo para a entrega

5)      Sempre cheque o histórico de sua compra e adicione o rastreamento da mercadoria a algum aplicativo de correios, para saber tudo o que se passa. Além disso, fique atento a central de mensagens do site, os vendedores sempre entram em contato por lá.

6)      Adicione um produto a sua lista de desejos. O site avisará quando o produto ficar mais barato.

Outra dica interessante é que no dia 19 grande parte do site estará com 50% de desconto, inclusive eletrônicos. Se vai comprar algo, espere até o dia 19 pois há grandes chances do produto estar pela metade do preço.

Abraços e até semana que vem!

colunas-marcel