Home Homens em Pauta Tony Hawk, o homem por trás do skate

Tony Hawk, o homem por trás do skate

O famigerado Tony Hawk, acredito fielmente que você deve conhecê-lo pela franquia de jogos que recebeu seu próprio nome e fez muito sucesso nos anos 90 no classudo primeiro Playstation. Mas você conhece sua história? É claro que não deixaríamos de ter ele aqui no Homens em Pauta.

História

Tony Hawk

Anthony Frank Hawk ou Tony Hawk como muitos o conhecem, tem 52 anos e nasceu em Carlsbald, Califórnia.  Foi com nove anos que seu irmão mais velho o presentou com seu primeiro skate, usado e muito judiado, quem diria que ali começaria a saga de um dos maiores ídolos que o esporte já teve.

Carreira

Tony Hawk

Levando jeito para o esporte, Tony começou a participar de competições, seu pai sempre o acompanhava. Com 12 anos brilhava em torneios amadores e aos 14 anos se tornou profissional e um dos especialistas nas pistas verticais.

Ao passar dos anos, Hawk conquistava mais e mais, aos 16 anos era considerado por muitos com o Melhor Skatista do Mundo. Com 17 anos, era um dos skatistas que mais havia participado de campeonatos profissionais, levando a melhor na maioria deles.

Tony Hawk

Devido a todas suas conquistas, Tony conquistou sua liberdade muito mais cedo do que a maioria dos jovens, com todo o dinheiro dos campeonatos comprou sua primeira casa. Até o final dos anos 80, ele havia viajado praticamente pelo mundo inteiro para competir.

Nem tudo são flores e como qualquer pessoa, Hawk também passou por momentos tensos e complicados, no começo dos anos 90 o esporte estava em crise, competições canceladas e patrocínios estavam escassos, para não passar apuros financeiros foi obrigado a vender muito de seus bens.

Em 1992, entretanto, com restante de seu dinheiro fundou sua empresa de skakes, “Birdhouse Projects”, ao lado de seu amigo também skatista, Per Welinder. Mesmo com tudo de ruim que aconteceu com o esporte, Tony nunca deixou de treinar e se manter focado, afinal oportunidades viriam, quem sabe, no futuro próximo.

E ele estava certo, o skate voltou a crescer, sua marca ficou sendo uma das melhores do ramo para todo o mundo, fora os acordos de parcerias e divulgações que Tony conquistou nesse período.

Com o mercado aflorando e ganhando novos ares, a Activision, empresa de games, procurou Hawk para criar um jogo desse universo em 1999. Assim nascia Tony Hawk Pro Skater, um dos maiores sucessos de vendas na história de games de esporte. É claro que depois disso qualquer pessoa sabia quem era o homem por trás do skate.

No mesmo ano, conseguiu finalmente realizar a manobra do giro de 90 graus depois de árduas tentativas falhadas, no X Games, que o rendeu como o Prêmio de Melhor Manobra.

Sempre entregando seu melhor, Tony criou suas próprias manobras, como o Mc Hawk, onde skatista dá 2 voltas de 360 graus para atingir 720 graus, uma das mais difíceis de serem realizadas. Hoje é chamado por muitos como Birdman (Homem-Pássaro).

O nome Tony Hawk se tornou uma marca e um símbolo dentro do esporte, praticamente inegável sua contribuição para esse mundo. Não é por isto que até hoje o skatista é considerado como um dos melhores.

Mais posts pra você

COMENTE JÁ