Home Livros Dica de leitura: O fim da infância

Dica de leitura: O fim da infância

Fiquei um bom tempo sem falar de livros por aqui, mas voltarei com algumas indicações aos poucos, já que a quarentena chegou e retomei o gosto pela leitura na base da força, afinal, não há muito o que fazer além de trabalhar em tempos de coronavírus. Hoje vamos de O fim da infância.

Pra quem gosta de ficção científica

Escrito por Arthur C. Clarke em 1953, o Fim da Infância foi uma dica de um amigo, quando eu disse que estava interessado em ler mais livros de ficção científica, depois de ter lido Flores pra Algernon.

A obra é de fato uma ótima porta de entrada pra quem quer começar a ler ficção científica,

Arthur C. Clarke é o renomado autor de outro clássico do sci-fi, 2001: Uma Odisséia no Espaço, que inspirou o icônico filme de Stanley Kubrick

O fim da infância

O Fim da infância

Na trama, a Terra é surpreendida por naves espaciais, que surgem em algumas capitais do mundo. Apesar da estranha situação, os visitantes não se mostram perigosos, e não estão invadindo o planeta.

Somos apresentados a Karellen, que é batizado pela mídia como Senhor Supremo, embora ele se autodenomine apenas como “Supervisor da Terra”.

A história se desenvolve a partir daí, enquanto os senhores supremos auxiliam a humanidade a prosperar e acabam com a fome, a pobreza, doenças e guerras, e guiam os humanos para tempos gloriosos.

Apesar da tão sonhada paz chegar à Terra com ajuda de Karellen, nem toda humanidade está satisfeita, e aí que o livro se torna interessante, trazendo questionamentos sobre as motivações humanas, a queda da curiosidade, o abandono da ciência e as consequências de se viver num utópico mundo tranquilo.

Pra melhorar, a reviravolta que acontece nos últimos capítulos é algo para o qual eu definitivamente não estava preparado.

Arthur C. Clarke

Pra evitar spoilers, prefiro não me aprofundar mais na história, mas a título de curiosidade, o próprio autor comentou em meados dos anos 90, que as novas gerações achariam que ele copiou sua história de Independence Day, já que a descrição das naves chegando à Terra é idêntica ao filme.

Encontrei uma resenha muito interessante a respeito de O fim da Infância. no canal navegando

O fim da infância tem ainda uma adaptação pra TV, numa mini-série de 3 episódios, que apesar de dar uma modernizada na história e fazer algumas adaptações, permanece em boa parte fiel ao livro.

O Fim da infância é uma ótima história, que certamente vai além da ficção científica, e vai te trazer muitos questionamentos e reflexões.

Mais posts pra você

COMENTE JÁ