Você sabia que muitos desenhos de Pin-ups dos anos 20 aos anos 50 foram inspirados em fotografia de modelos?. O termo pin-up vem da história de que as imagens apareciam muito em calendários – do tipo de pendurar na parede ou porta (em inglês, pin-up).

As famosas Pin-ups, mulheres de curvas voluptuosas das ilustrações em aquarela, eram inspiradas por modelos reais, fotografadas em poses e roupas semelhantes às que iam aparecer no desenho. O burlesco, apresentação teatral que envolvia paródia e, às vezes, strip tease, foi muito popular no início do século 19. As dançarinas começaram a fazer cartões a partir de suas fotografias para atrair a atenção do público.

O que na época poderia parecer uma produção até vulgar, hoje pode ser considerado um material gráfico sensual de altíssima qualidade, comparado às produções extremamente escrachadas que vemos hoje em dia. Talvez esse seja um dos motivos que as Pin-ups ainda hoje criam tanta veneração e nostalgia, por trazer ao sensual um toque único de pop art.

Muitas pin-ups eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus pôsteres tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Outras pin-ups eram trabalhos artísticos, frequentemente representando versões idealizadas do que alguns imaginavam ser a representação de uma mulher particularmente atraente.

Um exemplo antigo do último tipo foi a Gibson girl (garota de Gibson), desenhada por Charles Dana Gibson. O gênero também deu origem a vários artistas especializados, tais como Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm. Assim como, Mulheres que fazem parte deste segmento também merecem reconhecimento por suas obras como: Olivia de Berardinis, Luma Rouge, Fiona Stephenson, Zoe Mozert, Joyce Ballantyne Brand, Pearl Frush, Jennifer Janesko, Ruth Deckard e Bunny Yager.

pinups1 pinups2 pinups3 pinups4 pinups5 pinups6 pinups7 pinups8 pinups9 pinups10 pinups11

Veja também: Pin-ups modernas