resaca
Todo mundo tem uma receita pra evitar ou aliviar a ressaca. De intercalar álcool com goles d’água a comer carboidrato antes da balada, nenhuma dessas curas encontra respaldo científico. O drama é grande porque, até hoje, a ciência tem dificuldade para entender o que é a ressaca. Quem dirá como evitá-la sem abrir mão de alguns drinks.

Os cientistas da Agência Nacional de Ciências da Austrália dizem que resolveram esse problema – ou estão perto disso. O grupo anunciou, em seu site, que teve uma surpresa enquanto fazia uma pesquisa com um grupo de horticultores: segundo eles, o consumo de pera alivia o desconforto provocado pelo excesso de álcool no organismo. As peras já figuravam como um alimento algo milagroso: elas reduzem as taxas de colesterol ruim, combatem inflamações e aliviam desconfortos estomacais. A nova pesquisa sustenta que essas frutas também contribuem para a redução dos níveis de álcool no sangue.

De acordo com a professora Manny Noakes, líder da pesquisa, o consumo de peras – especialmente do suco delas – antes da bebedeira ajuda a reduzir os sintomas da ressaca. Para chegar a essa conclusão, o time fez testes com dois grupos de voluntários. O primeiro bebeu suco de peras. O segundo, consumiu um placebo. O primeiro grupo sentiu menos os efeitos do álcool. As mudanças foram notadas no desconforto da ressaca – que foi aliviado – e na capacidade de concentração dos candidatos. Quem bebeu o suco ficou menos bêbado.

Noakes afirma que isso acontece porque a pera interfere no processo de metabolização do álcool, ajudando o organismo a acelerar esse trabalho ou mesmo impedindo que o corpo absorva certas doses de álcool. Os cientistas também notaram queda nos nível de acetaldeído no sangue dos candidatos – a substância tóxica que, acreditam alguns cientistas, é responsável pelo mal estar do dia seguinte. Noakes afirma que esses são resultados preliminares e novos experimentos serão feitos. De todo modo, pelo sim ou pelo não, vale fazer o teste.