Turn-Off-the-Blue-Light

Um grupo de prostitutas irlandesas está fazendo uma campanha para combater preconceitos em relação à profissão. Os idealizadores da campanha criaram pôsteres que mostram frases como “I chose the job that suits my needs” (em tradução livre, “Escolhi o emprego que se adapta às minhas necessidades”).

A ideia, segundo o site do movimento, é apresentar uma versão mais equilibrada e realista da profissão, sem vitimizar ou glamurizar homens e mulheres que optam pela atividade. A campanha foi intitulada Turn Off the Blue Light (em tradução literal, Apague a Luz Azul) e é uma reação a uma outra, intitulada Turn Off the Red Light (Apague a Luz Vermelha), que pedia a criminalização para acabar com a prostituição de mulheres no país.

Segundo as organizadoras da campanha, tanto as representações negativas da prostituição quanto as positivas são nocivas. “Por um lado, existe a imagem dos trabalhadores da indústria do sexo como mulheres abusadas, controladas por cafetões, vítimas de tráfico, desamparadas e escravizadas”, diz o site. “Esta é uma visão incrivelmente negativa do trabalho e não é realista”.

Segundo o grupo, esse tipo de imagem é usado por entidades que fazem campanhas contra a prostituição para chocar o público. “Isso diminui a autoconfiança das profissionais, encoraja o ódio à indústria do sexo e, o que é mais sério, passa uma mensagem para o público de que profissionais do sexo estão ali para ser abusadas”. Os pôsteres estão sendo oferecidos ao público em geral. A ideia é que simpatizantes da campanha distribuam os cartazes pelo país para informar a população.

Todos os cartazes tem textos que descrevem atividades cotidianas realizadas por uma mulher que, ao final, se revela como prostituta. Em um deles, é possível ler: “Eu preciso deixar meu filho no treino de futebol, pegar minha filha na aula de dança, pagar minha hipoteca e minhas contas, e eu sou uma profissional do sexo.“ “Temos certeza de que nossa campanha faz um retrato fiel da prostituição hoje, e esperamos que os pôsteres ajudem as pessoas a pensar de novo sobre como elas veem as profissionais do sexo”, diz o site da campanha.

Turn-Off-the-Blue-Light2 Turn-Off-the-Blue-Light3

Via: Burllesque