poker
Os grandes sites de poker oferecem algo que aplicativos do Facebook também ofertam: jogos gratuitos. Quando falta a habilidade, a experiência ou mesmo a vontade de jogar a dinheiro real, usar dinheiro fictício é uma ótima saída para quem quer se divertir um pouco e treinar suas jogadas. E você vai mudar um pouco a forma de enxergar isso a partir de agora.

Num fórum gringo, vi uma história interessante. O filho de um jogador profissional de cash game estava começando a se divertir bastante jogando com dinheiro fictício. Segundo o relato, ele já dedicava uma pequena parcela do seu dia no site e tinha conseguido juntar alguns milhões por lá. Como não poderia deixar de ser, achou que era o novo gênio do poker e estava muito empolgado por destruir o field que enfrentava. O ponto é que seu pai, vendo a empolgação dele, decidiu aplicar uma lição no garoto: cedeu 200 dólares de seu bankroll para que ele começasse a disputar dinheiro real. Em 2 semanas ele quebrou. No final das contas, ele acabou desistindo do poker e foi para a faculdade. Mas acaba que ele ainda se diverte com os amigos, ganhando algum dinheiro nas brincadeiras deles.

– Mas Just, você quer dizer o que exatamente com isso?

Simples: não se forma um gênio do poker jogando APENAS dinheiro fictício. Mas você pode começar a fomentar seus fundamentos no jogo treinando e usando a parte que essa modalidade permite. Vou além, citando exemplos do que eu acredito que sejam vitais para se formar um futuro grande jogador de poker.

1. Paciência. De longe a melhor skill que o jogo pode proporcionar. Você precisa entender que torneios de poker levam tempo, portanto é importante separar quando exatamente você pode jogar e permanecer tranquilo até o momento de tomar as melhores decisões. Aprender isso sem gastar absolutamente nada é muito mais do que recomendado, é extremamente necessário.

2. Leitura dos adversários. Uma grande skill e que, novamente, não te custará nada para aprender. Você precisa identificar quais jogadores oferecem as melhores chances de vitória no embate direto, em uma mesa de poker. Você usa todos os sinais que os seus adversários te passam enquanto atuam e começa a usar tudo isso contra eles.

3. Aprender a mecânica do jogo. O poker tem uma parte mecânica, que você precisa estar familiarizado. Blinds, antes, posição, aposta, réplica de aposta… todos esses fatores estão em todos os jogos de poker e nessa modalidade você tem a chance de treinar até a exaustão. Tudo o que você ler sobre o poker você pode testar de graça aqui e isso é fantástico.

Não custa ressaltar, então se atente ao seguinte: como no exemplo ali em cima, você não tem que se encher de confiança e achar que é o próximo campeão da WSOP se começar a bater os limites que joga de dinheiro fictício. Tudo isso que você aprender ali será uma excelente base para a sua formação, mas os jogos a dinheiro real são muito mais técnicos e dependem de muita atenção e estudo. Começar bem num esporte é incrivelmente bom, mas não deixe que o excesso de confiança nas horas de lazer virem um monstro que fará com que você comece a perder dinheiro real. Faça a transição com calma e entenda que você só conseguirá chegar lá se não der passos maiores que suas pernas.

No mais, divirta-se. O poker precisa ser um jogo onde a diversão está entre as maiores preocupações. Ser competitivo é fundamental, mas saber rir de uma derrota é uma atitude ainda mais importante para se ter nas mesas. Não podemos vencer todas, afinal de contas.

Nos vemos semana que vem!