Outro dia eu fiz um post com 6 playlists pra você se aventurar no Heavy Metal. E a ideia era explorar um pouco mais os subgêneros do metal, hoje proponho uma experiência diferente, conhecer bandas da cena que são relativamente novas. Você já ouviu falar na NWOTHM (New Wave of Tradicional Heavy Metal)?

O que é a NWOTHM?

Se nos anos 70 o Black Sabbath deu os primeiros passos do que se tornaria o Heavy Metal, na década seguinte bandas como Iron Maiden e Judas Priest deram inicio ao que se chama de NWOBHM, (New Wave of Britsh Heavy Metal). Que seria mais ou menos a segunda geração de bandas britânicas de metal, com uma sonoridade um pouco mais melódica, e que popularizou ainda mais o estilo, que hoje chamamos de metal tradicional.

A NWOTHM é um trocadilho com a NWOBHM, porém, as bandas apesar de soar como se fossem dos anos 80, são na verdade bandas novas, resgatando aquela época áurea do metal. São 3 bandas americanas e duas suecas.

Air Raid

O Air Raid foi formado na Suécia em 2009, tem 3 álbuns lançados, mas apenas um deles está no Spotify, e vale a pena ouvi-lo. É um metal rápido, melodioso e gostoso de ouvir. Ouça as músicas Hold The Flame e Demon’s Eys que você vai entender do que eu estou falando.

Night Demon

O trio foi formado em 2011 na Califórnia e lançou seu álbum de estréia em 2015. São 2 álbuns de estúdio, alguns EPs, incluindo o ótimo Are You Out There, lançado em 2020. O Night Demon faz uma mescla entre aquele rock dos anos 70 e metal dos anos 80.

Haunt

NWOTHM

Também da Califórnia, o Haunt lançou 3 álbuns, um em 2018, outro em 2019 e o mais recente agora em 2020. A banda mistura influências de Thin Lizzy e Black Sabbath, dando uma roupagem mais moderna às suas músicas. Ouça as faixas Light The Beacon e Burst Into Flames.

Night

NWOTHM

Outra banda sueca na área, o Night vai numa linha um pouco diferente das bandas da lista até aqui, e certamente a minha preferida. Seu som é mais cadenciado, lembra uma mistura entre o Scorpions dos anos 70 e Saxon, com uma pitada de rock progressivo. Destaques pra ótima Fire Across The Sky, lançada no álbum mais recente do grupo, Raft of the World, de 2017.

Visigoth

NWOTHM

O Visigoth mistura influências do Dio e Manowar, e segue aquela linha mais reta do metal tradicional, com andamento cadenciado, refrões cantados em coro e muitas jaquetas de couro. Mas o som da banda é bem interessante. Steel and Silver é uma ode ao metal! Vale a pena conferir.

Ouça mais bandas das NWOTHM