O tema de hoje é heavy metal, música pesada e suas infinitas peculiaridades, por isso eu trouxe algumas playlists de metal do nosso perfil no Spotify, pra você que quer se aventurar pelo gênero.

Nos dois posts anteriores eu indiquei playlists de rock e de playlists de classic rock, com bandas que foram a minha porta de entrada pro rock, mas neste post aqui é hora de falar sobre a minha verdadeira paixão, o heavy metal.

Rock foi a porte de entrada

Lembro que por volta dos meus 10, 12 anos meu pai me apresentou Beatles, Rolling Stones, Creedence e isso aguçou minha curiosidade, daí em diante eu nunca mais parei de procurar bandas pra ouvir.

Como eu fui adolescente nos anos 90, em pouco tempo eu era fã de bandas como Aerosmith, Guns n’ Roses, Smashing Pumpkins e Weezer, até meus 15 anos eu ouvi muito rock alternativo, e ainda ouço na verdade.

Meu primeiro contato com o heavy metal veio aos 16 anos e daí por diante, este se tornou o meu estilo musical favorito, e desde então eu tenho vasculhado a maioria dos seus infinitos sub gêneros, por isso vou tentar fazer um post com playlists de heavy metal.

Metal!!!

Se você já está acostumado com o estilo, já sabe que as músicas são pesadas, que os fãs são apaixonados, shows lotam e a comunidade do heavy metal é ampla.

Por outro lado, quem ainda não entende muito a respeito e conhece apenas Iron Maiden e Metallica porque toca nas rádios, precisa saber que o heavy metal tem diversos subgêneros, e que nem todos são fáceis de curtir logo de cara.

Você vai entendendo a proposta e se identificando mais com alguns estilos e menos com outros ao longo do tempo, por isso, ouvir este tipo de música não deixa de ser uma verdadeira aventura.

Algo que você vai aprendendo com o tempo, é que apesar dos gêneros e de muitos deles parecerem distintos entre si, muitas bandas gostam de misturá-los e se aventurar por diversas sonoridades. Isso é uma das que coisas que faz o estilo ser único.

Playlists de Metal

Seguindo a linha dos outros posts, vou deixar algumas indicações menos óbvias de bandas pra vocês. Pra quem não conhece nada, vá sempre nos clássicos de cada estilo.

Heavy Metal

Banda: Grave Digger

Esta playlist tem os clássicos heavy metal, bandas que você não pode deixar de conhecer como Black Sabbath, Iron Maiden, Motorhead, Pantera e Judas Priest.

Estas bandas trazem a essência do metal, com peso, melodia, letras incríveis e uma paixão difícil de explicar. O estilo nasceu na Inglaterra, e partir daí se espalhou pelo mundo.

Bandas Sugeridas: Nevermore, Nocturnal Rites, Saxon, Grand Magnus, Grave Digger e Iced Earth.

Power Metal

Playlists de Metal
Banda: Angra

O Power metal, no Brasil conhecido como metal melódico é um sub-estilo com muitos fãs, e geralmente agrada quem começa a explorar outras nuances do metal.

O estilo combina características do heavy metal com influência de música clássica. As músicas são animadas, rápidas e extremamente melódicas. Os temas abordados nas letras vão de batalhas épicas a ficção científica e fatos históricos.

Bandas clássicas como Helloween, Angra, Stratovarius e Blind Guardian ajudaram a estabelecer o estilo, muito em alta até hoje em países como Brasil, Finlândia, Suécia e Alemanha.

Bandas Sugeridas: Rhapsody, Gamma Ray, Hammerfall, Edguy, Sabaton e Sonata Arctica.

Thrash Metal

Playlists de Metal
Banda: Sodom

O Thrash Metal é um sub-estilo do heavy metal com mais ênfase na velocidade e agressividade. E se você já gosta de metal e quer algo com mais punch, este é o estilo ideal pra você.

Aqui temos o “Big Four”, as 4 grandes bandas do estilo: Metallica (no começo de carreira), Megadeth, Slayer e Anthrax. Todas são incríveis e trazem suas peculiaridades. O Thrash Metal é muito forte em países como EUA, Alemanha e Brasil.

Bandas Sugeridas: Testament, Sodom, Sepultura, Destruction, Exodus e Kreator.

Prog Metal

Playlists de Metal
Banda: Evergrey

O Prog metal é um estilo bastante único e caiu na graça de fãs de metal e que também gostam de rock progressivo.

As músicas são longas, extremamente técnicas e seus músicos são geralmente muito talentosos. Você precisa estar no clima pra ouvir as músicas, mas a experiência pode ser surpreendente.

O Dream Theater é provavelmente a banda que deu o pontapé inicial neste tipo de sonoridade, e logo bandas como Symphony X, Pain of Salvation e Evergrey vieram de carona pra fortalecer o estilo. Prog Metal é particularmente popular os EUA.

Bandas Sugeridas: Fates Warning, Ayreon, Threshold, Soen, Tool e Opeth.

Gothic Metal

Banda: Paradise Lost

Aqui está uma vertente que atinge facilmente outros públicos. O Gothic Metal como o próprio nome sugere, é uma fusão entre o heavy metal e o clima sombrio e depressivo do rock gótico.

Nem sempre as músicas são tão pesadas, e geralmente os refrões são grudentos e fáceis de cantar. Realmente vale a pena dar uma ouvida em grandes nomes do estilo como Paradise Lost, Moonspell, Lacuna Coil e Theatre of Tragedy.

Bandas Sugeridas: Sentenced, Green Carnation, Lacrimas Profundere, HIM, Tiamat e Therion.

Death Metal / Black Metal

Playlists de Metal

O metal extremo não é algo pra qualquer um, primeiramente você precisa gostar a ouvir música com muito peso e velocidade, vocais guturais e rasgados, letras sobre morte, depressão, demônios e brutalidade…

Eu mesmo demorei algum tempo até começar a gostar do estilo, mas hoje em dia, dentre as minhas playlists de metal, esta é uma dos que eu mais gosto de ouvir.

O visual das bandas de black metal pode parecer um pouco assustador a princípio, mas mantenha o foco no som. Algumas bandas clássicas do black metal são: Mayhem, Immortal e Darkthrone. Já no death metal temos o Death, Morbid Angel e Cannibal Corpse.

Bandas Sugeridas: Behemoth, Bloodbath, Borknagar, Dimmu Borgir, Entombed, Hypocrisy e Satyricon.

Espero que tenha gostado dessas sugestões de playlists de metal.