Home Música 10 melhores álbuns de heavy metal de 2020

10 melhores álbuns de heavy metal de 2020

Finalmente nos encaminhamos pro final deste ano completamente atípico na história da humanidade, mas não sem antes montar a lista de melhores álbuns de heavy metal de 2020.

Como um fã incondicional de heavy metal e suas infinitas vertentes, procuro estar atento aos principais lançamentos do ano. Claro que não ouvi tudo o que saiu, e fui influenciado pelas vertentes que mais me agradam. A ideia aqui é indicar alguns álbuns que possivelmente vocês possam curtir. Mas se a sua praia não é música pesada, aproveite e dê uma olhada nos nossos outros posts sobre música.

Melhores álbuns de heavy metal de 2020

Esta lista é bastante pessoal, já que reflete basicamente o meu gosto, então estes não são necessariamente os melhores álbuns do ano, mas os meus favoritos lançados em 2020.

No final do post coloquei uma das nossas playlists, com as músicas recomendadas no post.

Paradise Lost – Obsidian

O álbum foi produzido pela própria banda e lançado pela Nuclear Blast Records. Obsidian é nada menos do que o décimo sexto álbum do quinteto inglês, e mostra uma volta às raízes da banda. Doom Metal de qualidade, com aquele andamento arrastado, climatizações góticas e vocal excelente de Nick Holmes.

Faixa destaque: Fall From Grace

Napalm Death – Throes of Joy in the Jaws of Deaftism

Mais uma banda inglesa na lista, na verdade uma das bandas mais importantes de todo o metal extremo, com mais de 30 anos de carreira. Eu não consegui deixar esta bela porrada sonora de fora da lista mesmo o Napalm Death não sendo uma das minhas bandas favoritas. A sonoridade é precisa, raivosa, técnica, e vai te fazer bater cabeça sem parar.

Faixa destaque: Contagion

Katatonia – City Burials

O Katatonia é uma das minhas bandas favoritas e vem diretamente da Suécia. Eles transitam entre o doom metal e o gothic rock, soando muito pesado em algumas fases da carreira, e até mais “pop” em outras. Sua sonoridade é única e a banda voltou a acertar a mão em City Burials depois de alguns álbuns mornos.

Faixa destaque: Behind The Blood

Sepultura – Quadra

Eu já começo dizendo que não sou o maior fã da fase Sepultura pós Max Cavalera, mas verdade seja dita: Quadra é um puta álbum! Sonoridade moderna, com destaque pros riffs de Andreas Kisses e bateria insana de Eloy Casagrande. A sonoridade aqui é aquele thrash metal gostoso de ouvir, e que em alguns momentos flerta até com o death metal. Que orgulho que o metal brasileiro ainda respira!

Faixa Destaque: Isolation

Haunt – Mind Freeze

melhores álbuns de heavy metal

O Haunt é uma banda americana da nova safra do heavy metal, mas que faz questão de soar como as bandas clássicas dos anos 80, e você percebe influências de bandas como Thin Lizzy, Helloween e Judas Priest. O que falta no quesito originalidade sobra em energia, não é a melhor banda do mundo, mas faz um trabalho honesto e mantém a chama do metal tradicional acesa.

Faixa Destaque: Light The Beacon

Pallbearer – Forgotten Days

melhores álbuns de heavy metal

O Pallbearer lançou o seu primeiro álbum em 2012, portanto ainda é uma banda relativamente nova, e agora no seu quarto álbum eu acho que eles atingiram a sua maturidade sonora. O som é um doom metal arrastado, com vocais mais limpos e uma mistura entre peso e melodia. Me lembrou um pouco do Ghost no álbum de estreia, mas mais soturno.

Faixa Destaque: The Quicksand of Existing

Trivium – What the Dead Men Say

melhores álbuns de heavy metal

O Trivium não é uma banda muito simples de rotular, já que eles misturam elementos de diversos estilos na sua sonoridade, que em muitos momentos é bem moderna, deixando o som com uma cara de new metal e fazendo aquele fã mais tradicional torcer o nariz. Você percebe alguma influência de bandas como In Flames (antigo), Slipknot e até Iron Maiden. As harmonias vocais casam com toda a violência sonora que a banda é capaz de produzir. Não morro de amores pela banda, e nem ouvi com muita frequência, mas não dá pra deixar de reconhecer o trabalho dos caras.

Faixa Destaque: Catastrophist

Deftones – Ohms

melhores álbuns de heavy metal

Eu acho que o Deftones é o tipo de banda que você ama ou odeia, já que a sua sonoridade é muito peculiar. O vocalista Chino Moreno tem um timbre que não agrada a todos, além de algumas vocalizações mais agudas que eu reconheço que são bem estranhas. Entretanto, eu amo Deftones e neste novo álbum eles tentaram resgatar o tipo de som mais cadenciado e meloso do clássico álbum White Pony e o resultado me agradou bastante.

Faixa Destaque: Genesis

My Dying Bride – The Ghost of Orion

melhores álbuns de heavy metal

Os mestres do death/doom metal inglês voltaram e eu sei que este nem é um dos álbuns mais inspirados deles, mas eu gosto muito da banda e The Ghost of Orion me agradou bastante. A sonoridade é densa e pesada. Os vocais ora estão tranquilos e limpos e ora se tornam gritos de dor e desespero. Não é uma banda que agrada a todos, mas certamente tem lugar guardado no meu coração.

Faixa Destaque: Your Broken Shore

Sólstafir – Endless Twilight of Codependent Love

Falar dos islandeses do Sóstafir não é uma tarefa muito fácil, a banda canta em sua língua mãe, carrega um background mais metal e pesado mas nos lançamentos mais recentes o som parece um post rock, a voz do vocalista é extremamente peculiar e o som é uma viagem pra você ouvir quando estiver relaxado e tranquilo. Mesmo assim não é algo que agrade a todos, e a banda não parece se preocupar nada com isso.

Faixa Destaque: Drysill

Estes foram os melhores álbuns de heavy metal de 2020 na minha humilde opinião. Selecionei também alguns bons lançamentos ficaram fora da lista.

Menções Honrosas:
Enslaved – Utgard
Fintroll – Vredesvävd
Kverlertak – Spid
Midnight – Rebirth By Blasphemy
Ozzy Osbourne – Ordinary Man
Testament – Titans of Creation

TESTOSTERONA RADIO

Mais posts pra você

COMENTE JÁ