Home Música Rush – Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos

Rush – Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos

O Rush é uma verdadeira instituição do rock, e influenciou muitas bandas em todo o planeta com seu rock progressivo que acompanhou e lançou tendências.

Em 2020 os seus fanáticos fãs receberam com pesar o notícia da morte do seu baterista e letrista, Neil Peart. E mesmo que a banda já tivesse encerrado suas atividades, foi um momento de relembrar e celebrar a obras desses verdadeiros gênios.

Lendas

Por isso, recentemente eu assisti 2 documentários sobre uma das minhas bandas favoritas, e que me ajudaram a entender toda a trajetória do Rush ao longo dos seus 40 anos de carreira. O olha, que foram mais de 4 horas de muito entretenimento e música boa.

Rush

O Rush é formado pelos amigos de infância Geddy Lee (Baixo, teclado e vocal) e Alex Lifeson (guiarra), e por Neil Peart (bateria) que entrou no segundo álbum do grupo.

Fiz um breve resumo dos documentários pra tentar inspirar você a assistir esses dois belos trabalhos.

Rush: Beyond the Lighted Stage (2010)

Rush

Este é um documentário que traça toda trajetória da banda, desde o começo em Toronto, falando um pouco sobre cada álbum, cada passo que banda deu, e como o som do Rush foi se desenvolvendo ao longo do tempo.

Beyond the Lighted Stage foi dirigido por Dam Dunn e Scott McFayden, responsáveis também pelo documentário “Fligh 666” do Iron Maiden, e inclui depoimentos de pessoas importantes da cena como Gene Simmons do Kiss e Kirk Hammet do Metallica.

É muito interessante acompanhar cada uma das fases do Rush, ver como a crítica “especializada” dava pouca atenção ao trio, e como os canadenses nunca deixaram de fazer o som que queriam, sem se preocupar muito com o que as pessoas iriam pensar a respeito.

Com muitos depoimentos dos próprios músicos, ficamos sabendo as fases que eles mesmos não gostam hoje em dia, como era a relação entre os integrantes, e como a própria gravadora passou a boicotar o trio, que insistia em produzir músicas longas e intrincadas quando eles queriam “músicas pra tocar nas rádios”.

Momentos tristes também são recordados, como a época em que o baterista Neil Peart deixou a banda de lado e viajou sem rumo a bordo da sua moto, depois de saber da triste notícia da morte da sua esposa.

Rush: Beyond the Lighted Stage é emocionante, e mostra uma banda muito unida, original e que nunca deixou de acreditar na força da sua música. Altamente recomendado!

Rush – Time Stand Still (2016)

Rush – Time Stand Still é um documentário que cobre a última turnê antes do Rush encerrar suas atividades, a R40, que comemorava também os 40 anos de carreira do trio.

Aqui, o ponto forte é ver como a comunidade de fãs do Rush é única e apoia a banda incondicionalmente. Acompanhar o depoimentos dos músicos emocionados por estarem encerrando suas carreiras é muito precioso também.

Rush

O trio fala que estar em turnê e lançar álbuns é a única coisa que eles sabem fazer, e como é difícil encarar este fim por conta de motivos físicos, a idade de seus integrantes começa a pesar e fica difícil continuar tocando em altíssimo nível.

A relação dos fãs com a banda tem um capítulo mais do que especial aqui, alguns fanáticos pelo Rush são mostrados, com suas coleções incríveis, pessoas que assistiram mais de 100 shows do trio, mostrando o rush como uma verdadeira entidade musical.

O filme conta ainda com um curta exclusivo de 20 minutos. Esse material traz declarações de artistas como o baterista do Red Hot Chili Peppers, Chad Smith, Gene Simmons do Kiss, as irmãs Ann e Nancy Wilson do Heart e Taylor Hawkins do Foo Fighters, que ajudadam a explicar o que faz do Rush uma banda tão especial. 

Um pouco mais melancólico que o primeiro, até por retratar o fim da banda, este Rush – Time Stand Still é emocionante e vai arrancar lágrimas dos fãs mais apegados à banda.

Aproveite e ouça nossa playlist especial da banda

Mais posts pra você

COMENTE JÁ