Home Música The Hu, a cara do heavy metal da Mongólia

The Hu, a cara do heavy metal da Mongólia

Não vou negar, a primeira vez que tive contato com The Hu fiquei particularmente impressionado com os vocais. A banda prova ser umas das melhores surpresas do Heavy Metal nos últimos anos.

the hu

The Hu é uma banda da Mongólia de heavy metal mesclado ao tradicional canto do país, fora que faz uso dos próprios instrumentos da sua cultura, como o morin khuur, uma espécie de violino de duas cordas tocado por um arco, o tumor khuur, um tipo de harpa, a tuvshuur , a guitarra do país de origem dos músicos, e a tsuur, uma flauta artesanal.

Criada em 2016 na capital Ulaanbaatar por Gala (morin khuur, vocais), Jaya (tumur khuur, tsuur, vocais), Enkush (morin khuur, vocais) e Temka (tovshuur, vocais de apoio). O quarteto deu seu nome devido antigo império mongol conhecido como Hunna, que na cultura ocidental é chamado de hunos.

Os quatro integrantes do The Hu aprenderam a tocar os instrumentos no Conservatório Nacional da Mongólia que fica em Ulan Bator onde aprenderam o estilo musical do Ocidente, como a música clássica, rock e jaz, mesmos com referências optaram por seguir seu lado cultural.

Até o ano de 1992, a população da Mongólia era proibida de consumir qualquer produto ocidental, visto que o país tinha laços fortes com a antiga União Soviética, que tinha visão socialista. Entretanto, quando o grupo ainda era criança conseguiram dar um jeito de ouvir algumas bandas, como Metallica, System of a Down e Rammstein.

A banda só ganhou reconhecimento global em 2018 com seus dois poderosos singles “Wolf Totem” e “Yuve Yuve Yu” que se tornaram virais e ficaram nas paradas da Billboard em vendas de músicas digitais, até o próprio Elton achou The Hu bastante autêntico e cheio de potencial no mundo musical.

Por enquanto a banda possui apenas dois álbuns, sendo o de estreia The Gereg (2019) lançado internacionalmente contemplado com seus dois singles. The Hu ainda gravou uma música original para trilha sonora do jogo Jedi Fallen Order, fora a faixa “Song of Women” em parceira com a vocalista Lzzy Hale do Halestorm. Caso tudo melhore após a pandemia, podemos esperar shows deles aqui no Brasil.

Mais posts pra você

COMENTE JÁ