wsopEstá chegando a época em que o mundo do poker se vira para Las Vegas, para a disputa da WSOP. O “mundial” de poker atrai gente de todo o mundo e muitos desses estarão lá pela primeira vez. Quem nunca jogou um grande torneio de poker pode ficar nervoso, pode se atrapalhar ou pode ir bem se estiver preparado. E, se der tudo certo, quem ler essa matéria estará um passo a frente e integrando o segundo grupo.

Pegue seu caderninho, anote cada uma dessas dicas e prepare-se: você vai sentar na mesa de poker para vencer e vai estar preparado para encarar a pressão. Vamos a elas.

1. Divirta-se, mas divirta-se de verdade
Muita gente não se dá conta de que o poker é uma grande fonte de entretenimento. Alguns se dão, pois jogam com os amigos regularmente e costuma ser um momento divertido da semana. Se você não estiver se divertindo enquanto joga poker algo está muito errado. Pare de culpar a sorte, pare de sofrer com o river e divirta-se. É o maior segredo do poker, provavelmente, mas muitos não se dão conta. Os resultados virão.

2. Leia o máximo que puder, mas sem exageros
A parte técnica do poker é fundamental e você precisa estudar. Nunca é demais ler bons livros, ver bons artigos e colunas e ver alguns vídeos, mas você não pode se sacrificar muito nessa hora. Como tudo na vida, o estudo em excesso pode fazer mais mal do que bem, então controle sua vontade de aprender. Dois dias por semana de estudo enquanto disputa na prática nos outros dias é o ideal, mas podem ser 3 ou 4 dias da semana, se forem jornadas curtas de estudo.

3. Pratique formas de respiração para relaxar
Pode parecer bobo, mas qual foi a última vez que você respirou fundo? Não estou falando sobre momentos em que você está cansado, mas sim naqueles em que você para tudo, respira fundo por algumas vezes e se sente preparado para seguir? A respiração humana tem funções que nem sempre praticamos. Oxigenar nosso corpo de forma calma e pensada pode inclusive nos ajudar a relaxar. Respire fundo, respire fundo e respire fundo. Principalmente depois dos momentos em que você tomar aquela bad beat terrível. Respirar fundo é bom.

4. Faça anotações, sobre o jogo e sobre suas impressões
Não precisa fazer um diário, se você não achar importante. Mas tenha um lugar para pequenas anotações, sobre jogadores e sobre o que te chamar a atenção. Quando você anota suas impressões você facilita o caminho que seu cérebro precisa fazer até um determinado momento. Lembrar com facilidade pode ajudar você na hora de tomar decisões, baseado no que você já viu e aprendeu. Respire fundo (!), reveja suas anotações e siga em frente.

5. Tenha consigo um lembrete sobre sua missão
No poker é comum usar alguns pequenos objetos como card guard, que também servem como um sinal de que você está participando da mão. Geralmente são fichas de poker ou pequenos brinquedos. Se você aproveitar isso para usar um lembrete de que você está ali para vencer, isso pode ter um efeito ótimo sobre você. Você saiu de casa, pagou a entrada e vai jogar para vencer. Tenha em mãos um lembrete da sua missão e use-o quando precisar tomar decisões importantes.

Espero ter ajudado com a preparação de vocês. E me contem no Twitter assim que der certo para cada um de vocês. Nos vemos semana que vem!