poker

A pergunta do título é capciosa. Você não precisa ser um bom mentiroso no poker, pelo contrário. Um blefe é a arte de contar uma boa história. Essa introdução não foi forte o suficiente, então vou reforçar: Blefa melhor quem contar uma história excelente e não quem mente melhor.

Antes de qualquer outra coisa, um aviso muito importante: Não, você não pode blefar todas as mãos. E não, você não vai ganhar todas as mãos que blefar. Você precisa ter em conta vários fatores para que sua simulação seja lucrativa, como o stack que você tem e a relação dele com o do seu adversário, o momento do jogo, a imagem que você possui na mesa e principalmente contra quem você está jogando.

Ok, o poker pode ser mais complicado do que apenas sentar com seus amigos e encher a cara para que, no final da noite, um deles seja o vencedor. Mas você quer ser o vencedor no final de todas as noites, não quer? Então não custa estudar um pouco mais.

Você precisa, antes de tudo, de um motivo para blefar. Quer apenas representar uma mão que você não tem? Quer defender a sua mão, que nessa altura é média, e evitar que seu adversário melhore a própria mão? Quer apostar como forma de atrair o seu adversário, esperando que mais uma carta sua chegue e forme o seu jogo, que será o melhor? É você quem escolhe a situação, conforme for mais adequado. Mas em todos os casos o princípio é o mesmo: Você está dizendo que tem algo que na realidade não tem. Então precisa fazer isso através de suas ações, que nesse caso são apostar ou pagar agora para apostar um pouco depois.

O blefe é algo tão poderoso que ele é o segundo motivo pelo qual você deve aumentar uma aposta, durante uma mão. O outro motivo é quando você realmente tem uma mão boa e quer que seus adversários paguem a sua aposta. Qualquer outro motivo para apostar é irrelevante, quando pensamos na essência do poker. Aqui você quer que seu adversário fuja para que você fique com o pote, sem maiores complicações.

A partir de agora procure pensar assim: Se o seu adversário correr, tenha você uma mão forte ou não, você lucra. E se você faz seu adversário pagar no momento que você tem realmente uma mão forte você vence também. Mixar essas duas iniciativas certamente fará com que você ganhe muitas mãos e termine a rodada com a vitória.

Quem for mais habilidoso no poker se dará melhor. Cabe a você continuar aprendendo e evoluindo como jogador. Quem sabe um dia aquele teu hobby não pode virar o seu trabalho? Em uma das próximas colunas vou falar um pouco mais de amigos que largaram seus empregos e encontraram no poker uma fonte de renda mensal.

Pode estar mais perto do que você imagina essa realidade.

E nos vemos semana que vem! :-)