poker-testosterona
Não é incomum ainda acharem que o poker é um jogo de azar. Infelizmente, ainda não levamos longe adiante nossa mensagem de que o poker é um jogo de habilidade e desenvolve várias esferas dentro do nosso cérebro. Hoje é dia de numerar algumas delas para que vocês tenham ainda mais argumentos na hora que forem questionados sobre esse jogo tão apaixonante.

1. Punir e premiar

Pesquisas mostram claramente que as pessoas tendem a repetir ações que tragam recompensas e deixam de fazer ações que tragam punições. O poker ensina premiando ações desejáveis, como pensar de forma lógica e procurar entender as pessoas e pune ações indesejadas, como jogar contra as probabilidades e agir de forma impulsiva. Se durante um atendimento em seu trabalho você perder um cliente pode ser complicado entender o que levou a isso, exatamente. Já no poker, perder um pote te permite entender exatamente como isso aconteceu, para que você evite cometer o mesmo erro no futuro.

2. Poker ajuda você a ter um hábito saudável de estudar

Se você realmente está fazendo direito, deve tirar um tempo apenas para estudar o jogo. Você não quer perder, não quer gastar seu tempo, então acaba tirando um tempo para ler colunas (obrigado!) e pensar nos fundamentos do poker. Isso cria o hábito do estudo, que funciona bem para quem tem ou tinha dificuldades com isso ou para quem já está habituado a encarar horas de leitura para crescer, seja como profissional ou como pessoa. Se você realmente estiver fazendo isso certo você só tende a melhorar em ambos.

3. Poker desenvolve suas habilidades matemáticas

Você já fez contas no poker, mesmo que não tenha se dado conta. Em algum momento, a matemática vai te ajudar a ganhar um grande pote ou te livrar de perder muitas fichas. Entender a matemática e pensar nela durante alguma parte do seu dia vai te ajudar com basicamente tudo na sua vida. Os números estão por toda a parte e se você não for preguiçoso o suficiente para tentar entendê-los vai deixar mais uma chance passar por você. Não seja esse cara!

4. Poker desenvolve sua concentração e sua paciência

Se você joga poker e no começo não tem muita paciência para esperar boas mãos pode apostar que se insistir em aprender direito vai ter que, inevitavelmente, aprender a ter paciência. Afinal de contas, nos torneios da TV as mãos são sempre incríveis e mágicas mas poucos se lembram que aqueles 40 minutos de imagem foram captados durante 1, 2 dias inteiros de jogo. Ter concentração para usar na hora exata e a paciência de esperar a melhor oportunidade é uma das maiores vantagens de quem joga poker. Seja esse cara!

5. Poker te ensina a se ajustar frente a mudanças externas

Uma boa parte do poker se dá com você tomando decisões e decidindo o seu rumo. Mas fatores externos frequentemente te forçam a tomar decisões, também. Seja porque as blinds estão subindo, porque tem alguém muito agressivo na sua mesa ou porque você realmente precisa fazer a manutenção do seu stack durante o torneio, coisas que você não controla farão com que você tome decisões importantes, também. Alguma semelhança com a sua vida inteira ou não?

6. Poker te ajuda a lidar com perdas

Eu já falei em uma coluna aqui sobre perder no poker. Enquanto você não souber perder, você não irá ganhar, provavelmente. É impossível ganhar todas e o poker te lembra disso. E já que perder faz parte, por que não aprendemos a perder? Tentar evitar o tilt, tentar evitar distribuir suas frustrações no mundo, tentar aprender um pouco sobre como é importante sair de cabeça erguida quando você fez tudo o que poderia para vencer e não conseguiu são alguns dos muitos fatores que tornam o poker em algo que está pronto para te ensinar valiosas lições para a vida.

Eu poderia fazer uma lista com 10, 20, 50 pontos diferentes. Cada um que se aproxima do poker por algum motivo acaba batendo de frente com essas verdades incondicionais em algum momento. Um pouco do que eu sempre quis aqui é fazer as pessoas refletirem mais sobre seus papeis em seus grupos sociais, incluso dentro dos pequenos grupos que jogam poker.

Talvez nesse momento político tão denso e onde muitos de nós estão pensando no futuro seja bacana olharmos para nós mesmos para enxergarmos aquilo que acreditamos. Eu acredito no poker, eu sei o que ele faz de bem para as pessoas e vou sempre lutar por ele.

É provável que eu já tenha escrito dicas assim em algum outro momento dessa coluna. Mas hoje eu tenho pra mim que é importante repensar nesses pontos. Talvez seja o momento de realmente mostrar o poker para outras pessoas e, talvez, eu monte de fato um curso de poker só para iniciantes. Aprendi e devo muito ao poker e sei que, para mim, seria o máximo poder retribuir ainda mais a essa comunidade, que merece crescer mais e mais.

O próximo passo é com vocês!



Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter