poker
Todos os dias os maiores sites de poker do mundo realizam torneios gratuítos, com premiação em dinheiro real. É uma forma de promover seus negócios e muita gente acaba buscando nesses eventos os desafios para que seus dias sejam um pouquinho mais lucrativos. Existem algumas estratégias que podem ser eficazes no momento em que as fichas começam a correr e você deveria ter isso em mente. Afinal de contas, em nosso esporte da mente se dá muito melhor quem tem um plano ao invés de apenas logar no site e “testar a sorte” diariamente.

Sim, eu vou ajudá-los a ter uma estratégia para jogar esses torneios.

A primeira coisa a ser observada é o número de jogadores que disputarão com você uma parte da premiação. É claro e evidente que disputar contra 600, 800 jogadores é uma tarefa mais tranquila do que entrar numa disputa contra 3000, 4000 pessoas. No geral, apenas 10% dos participantes conseguem chegar na premiação. Superar 90% do field é uma tarefa menos complexa, na medida que o número de jogadores for menor.

A segunda coisa é a range de mãos que você jogará, nos momentos iniciais do torneio. É mais seguro jogar somente as melhores mãos em melhores situações, mesmo que isso indique que você seja o jogador mais tight da mesa. Não vale a pena jogar aquele A8s quando você sabe que seus adversários pagaram um total de $0 para disputar aquela premiação. Claro que se a mesa toda roda em fold e você segura o mesmo A8s no botão é uma situação muito mais confortável, mas evite jogar mãos mais fracas em condições ruins. Jogar duro é jogar certo, no começo desses torneios.

A terceira coisa é você observar com muita atenção os seus adversários. Se a dica 2 diz que devemos evitar jogar com mãos muito fracas, agora podemos repensar um pouco isso na medida em que tem um jogador que se envolve em muitas mãos e na maioria das vezes está apenas blefando ou tentando a sorte no board. Assim que você tiver uma mão decente que acertar o board, mesmo que não seja a melhor mão possível, você pode se sentir um pouco mais confortável em pagar a última aposta desse jogador. Ele não pagou nada e está lá apenas contando com a sorte, provavelmente. Você, que está pensando em cada movimento, vai acabar pegando ele numa situação muito mais favorável a você.

A quarta coisa que você precisa realmente prestar atenção é tão simples quanto parece: Você está jogando contra pessoas que, na maioria dos casos, não sabem exatamente o que estão fazendo naquela mesa. Com absoluta certeza essas pessoas não vão entender seu check/raise ou seu 3bet turn com draws que fariam alguém que entende o jogo largar a mão. Em muitos casos basta um 4° par para que eles não larguem mais suas mãos e tentar jogadas requintadas contra essas pessoas é perder dinheiro. Nas primeiras fases de torneio, vá jogando o ‘arroz e feijão’ de todo dia que é uma forma efetiva e segura de avançar.

Se você fez tudo certo, você está avançando torneio a dentro e está ostentando muitas fichas em seu stack nesse momento. Se você não estiver deep o suficiente para ir jogando tranquilamente, comece a encaixar seu jogo e aumentar a range de mãos, pois é bastante provável que os jogadores da fase intermediária e da reta final do torneio sejam aqueles que entendem um pouco mais de poker também. Pode ser a hora de se soltar um pouco mais e ir buscar mais fichas, para que você forme um stack decente ao chegar próximo da mesa final. Mantenha a paciência, entenda que nem sempre nossas jogadas dão certo e continue sempre com o bom trabalho, tomando as melhores decisões.

Depois me contem como foram nos freerolls dessa semana. Nos vemos na próxima, por aqui! :)