POKER
Ok, talvez não seja a melhor. Mas vai ser algo que você vai conseguir perceber a evolução com o passar do tempo. Quando falei uns dias atrás sobre como o blefe é a arte de contar uma história e não de mentir bem, alguns se mostraram surpresos. E hoje é o dia de conseguir descobrir quando estão tentando te contar uma história para o bem e para o mal.

O poker é um jogo de informações. Quantidade de fichas, cartas na mesa e outros fatores influenciam em como você deve jogar em um determinado momento do torneio ou da mesa de amigos. Ser mais agressivo quando tem mais fichas, por exemplo, é um comportamento altamente recomendado. Mas e se você pudesse saber exatamente o que cada adversário tem em mãos quando estiver jogando contra ele? Pois é isso que vamos treinar agora.

Mike Kam certa vez contou a história de uma colega de trabalho, que tinha o “poder” de adivinhar várias coisas ao redor do dia. Num determinado dia, ele estava de olho em uma pilha de revistas e viu uma capa com o Iron Man. Claro que ele ficou interessado e, antes que pudesse pensar em sair da sua mesa, sua colega trouxe a ele uma pilha com cerca de 10 revistas. Ele não acreditou naquilo. Comentando com outra colega de trabalho, ele pôde constatar uma coisa: Aquela sua colega era uma excelente observadora, que sabia quando alguém do escritório estava apaixonado/a, quando alguém seria demitido/a ou quando alguém seria contratado/a… ela simplesmente observava tudo ao seu redor.

Durante um jogo de poker você tem a chance de observar seus adversários. Quando você sabe no que eles estão prestando atenção fica um pouco mais fácil deduzir algumas coisas. É possível observar não só as reações como também as atitudes deles durante a partida. Então, Mike conseguiu pensar num exercício para treinar essa observação e conseguir extrair informações disso.

Da próxima vez que você for a um bar com um grupo de amigos observe-os atentamente. De um em um, vá passando por todos e tentando descobrir o que está atraindo as atenções deles. Veja quem está olhando muito para o celular na mesa, veja quem está olhando ao redor procurando ação, veja quem está demonstrando cansaço… Observe tudo ao seu redor, tirando um pequeno espaço de tempo para cada um deles. Esse treino vai ser importante pois você precisará fazer isso constantemente durante o poker para entender o que está levando cada adversário a tomar uma atitude.

Você vence no poker quando consegue prever seus adversários. Ao saber de suas boas mãos, você foge. Ao saber que eles estão tentando te enganar, você os pega. Ao observar toda a ação ao seu redor, você é capaz de tomar melhores decisões e que, no poker, te levam a ganhar mais, muito mais. Agora é contigo, treinar o seu poder de observação e começar a ser chamado de “o leitor de mentes” do seu grupo.

Faça isso por algum tempo e depois fale comigo sobre o que você começou a enxergar.