POKER-TESTOSTERONA
A imagem que vem a cabeça quando pensamos em poker inclui sempre pessoas com óculos escuros, bonés, capuz de moletom ou qualquer forma menos tradicional de se esconder nas mesas. Isso tem uma função e não é só uma questão de estilo, acredite, e você também pode se beneficiar disso, caso seja o tipo de pessoa que não consegue esconder a empolgação ou a frustração durante uma partida.

Pense na seguinte situação: Você recebe suas cartas, fila elas e descobre um par de Ás. Não importa qual seja o jogo, você vai acabar dando dicas de sua mão para seus adversários, caso você não for um jogador profissional acima da média. Pupilas que dilatam, um tique nervoso ou qualquer coisa parecida com isso vai acender uma luz na cabeça de quem está jogando contra você. E, acredite, isso demora um tempo para ser dominado por quem joga poker.

É pensando nisso que óculos e outros itens foram ‘adicionados’ ao guarda-roupa do jogador de poker. Se seus olhos entregam suas cartas, use um óculos escuro. Se as veias do seu pescoço saltam, use um cachecol. Se o problema são os tiques nervosos, mantenha suas mãos distantes das fichas. E se sorrir ao se dar bem e não conseguir esconder a frustração nas mãos ruins é o seu problema é melhor você pensar em jogar online, apenas. Ou então o ideal – e recomendado a todos, claro – é descobrir qual reação te entrega e, com o tempo, dominar isso. E nesse meio tempo recorrer a qualquer uma das peças citadas aqui em seu vestuário.

Também existem marcas de roupas especializadas no poker. Piadas, mãos clássicas e frases famosas fazem parte do dia a dia dos jogadores profissionais e agora também dos entusiastas e apaixonados por poker por meio de suas camisetas e blusas. Algumas auxiliam nessa busca por esconder suas reações durante o poker e outras são apenas questão de estilo mesmo. No Brasil, por exemplo, a marca do profissional Caio Pessagno – River Poker Style  – atende esse nicho.

POKERS
Portanto, da próxima vez que for jogar poker – seja com os amigos, num home game, ou em algum clube onde esteja rolando um torneio – tenha em mente o seguinte: Você costuma entregar suas jogadas sem perceber, através de suas reações ao ver o desenrolar da mão? Se sim, recomendo que use deste artifício para tentar ao menos esconder ou camuflar um pouco isso. Do contrário concentre-se apenas em seus adversários e use essas reações – fictícias, claro – para enganá-los. Sorrir momentos antes de blefar ou simular uma frustração quando você está com o melhor jogo podem confundir e muito a turma do jogo.