money
Por mais que falemos sobre isso sempre vai ter uma pontinha de dúvida na cabeça das pessoas. Afinal de contas, o poker é um esporte divertido para quem quer se distrair e jogar com os amigos ou o poker é um meio de sobrevivência que pode ser considerado como uma forma de investimento que gera lucros? A beleza disso é que é você quem decide o que quer. E só você pode responder essa questão.

Vamos começar por nós, meros mortais. O poker é um hobby e ocupa apenas uma parte – as vezes pequena, mesmo – de nossas vidas. Gostamos do esporte, procuramos entender um pouco mais sobre ele, testamos nosso conhecimento contra amigos ou em torneios e, caso dê tudo certo, podemos ter um lucro financeiro nesse meio tempo. Não podemos – e com certeza absoluta nem devemos – usar o dinheiro separado para outros fins na hora de investir em um torneio de poker. Talvez essa seja a regra que mais devemos respeitar e não digo isso somente nesse esporte, mas em qualquer coisa que tenhamos na vida. Mas nunca é demais falar novamente, não use o dinheiro reservado para outros fins no poker, isso não vai acabar bem. Portanto, somos apenas aquela parte do field que não vive diretamente daquilo e nessa situação estamos nas disputas apenas pelo lazer. Isso é perfeitamente saudável e recomendado.

De outro lado, estão profissionais. Uma maioria busca se cercar de cuidados especiais para melhorar suas condições nesse esporte, assim como eu e você fazemos em nossos trabalhos “normais”. Eles têm horas para estudar, têm horas para trabalhar e têm horas para refletir sobre suas ações e decisões. Não pense você que alguém como o Diego Ventura ou o Armando “Zareta” Sbrissa estão apenas tentando a sorte por aí, eles têm rotinas pesadas e preocupação constante em se aperfeiçoar e serem melhores. E, com alegria, eles têm mostrado que é o tipo de investimento que pode sim ter bons lucros e um ótimo retorno.

Investir no poker pode ser lucrativo, se tomarmos cuidados. Seja jogando torneios ou patrocinando jogadores profissionais, podemos ter boas chances de ganhar algum dinheiro se tomarmos a decisão de olhar o mercado como um bom lugar para aplicar uma parte do seu dinheiro. A beleza disso? Como já disse antes, a beleza é que é você quem decide o seu futuro. Se você for responsável e analisar cada problema que surgir em sua vida você vai ser capaz de tomar as melhores decisões nos momentos precisos. O poker te ensina isso de forma lúdica, mostrando que boas decisões te levam ao título e decisões ruins te colocam para fora do jogo. E o quanto antes você aprender isso, melhor para você e para todas as esferas da sua vida.

E você, vai ser o jogador recreativo, o profissional ou o investidor a partir de agora? Por hora, eu prefiro apenas brincar. Você pode fazer a sua própria decisão no seu tempo. E ir de um a outro assim que sentir interesse ou necessidade. Agora é com vocês!