casino-royale-poker
O poker tem muitos paralelos com a vida e é importante sempre lembrar que o que você aprender em um poderá sempre aplicar ao outro. Um dos lados mais cruéis para alguém é se permitir exagerar na dose e tomar decisões por conta do próprio ego e acabar perdendo muito por isso. Não, você não é o melhor de todos e, definitivamente, você não vai vencer todas as disputas que entrar. Então vamos refletir um pouco sobre tomar grandes decisões, agora.

Alguns aspectos da vida lembram muito o poker: a análise de seus adversários, a frieza na hora de tomar sábias decisões e o momento certo de aproveitar um excelente spot podem te levar a vitória. Assim como ignorar alguns fatores e subestimar seus adversários poderá e certamente te levará a derrota. Sempre que necessário você precisará parar, ter um pouco mais de humildade e reconhecer que está errado, se for necessário. Afinal de contas, se não aprendermos com nossos próprios erros como conseguiremos evoluir como pessoas ou como jogadores?

O poker tem uma dinâmica muito específica: não é porque algo deu certo uma vez que dará todas as vezes. Se hoje você agiu de determinada forma e saiu vitorioso, amanhã poderá perder e se sentirá péssimo por isso. E as vezes isso pode acontecer pelo seu excesso de confiança, por subestimar que existem pessoas capazes do seu lado e por não entender que nem tudo o que você pode fazer você deve efetivamente fazer, ainda mais em determinados momentos específicos.

As vezes cabe parar um pouco, pisar com os dois pés no chão e entender quais são as suas reais motivações naquele momento. Você sempre pode aprender um pouco mais, sempre pode elevar um pouco mais o nível das coisas e, definitivamente, sempre poderá ter uma atitude mais positiva frente ao que lhe ocorre.

Confuso demais? Pense nisso, então: provavelmente você está agindo errado e isso explicaria as suas derrotas. Mas, se você teve tempo de parar, rever tudo o que fez, entender os caminhos que te levaram até ali e tomou o cuidado de não subestimar alguém no caminho, então prossiga por seu caminho. Afinal de contas, essa reflexão por si só muitas vezes é suficiente para te manter centrado no seu objetivo e te fazer entender a importância de agir de forma correta com o jogo. É vendo um todo que você consegue perceber pequenos deslizes e corrigí-los e isso será fundamental na hora que você quiser entender seus movimentos.

Sempre vai ter alguém melhor que você, cruzando seu caminho. Nessas horas, você tem duas escolhas: ter humildade para aprender um pouco mais perdendo pouco ou ter uma custosa e porém valiosa lição, que custará um pouco mais. Eu, no lugar de vocês, ficaria com a primeira opção.

Buscar conhecimento sempre será a melhor forma de lidar com os desafios, seja no poker ou seja na vida. Que tal pensar um pouco nisso hoje?