Ontem participei da gravação do SuperCast, o podcast do SuperPoker. Entre as questões que abordamos, veio a tona uma pergunta muito interessante: o que a regulamentação do poker pode trazer de mudanças para, no caso, as redes sociais de poker. Mas eu resolvi listar 3 motivos que podem nos deixar empolgados com esse novo passo que o poker no Brasil está dando, rumo a regulamentação. E acho que você pode pensar e encontrar mais motivos interessantes para apoiar e esperar isso acontecer.

poker-brasil
1 – A ingressão de novas marcas no poker
Hoje já vemos algumas grandes marcas apoiando o poker, Brasil e mundo afora. A SKY, por exemplo, já patrocina e acredita no BSOP – o Campeonato Brasileiro de Poker. Ver em suas redes sociais posts voltados ao poker é uma das coisas mais legais que vi em redes sociais fora do poker nos últimos tempos. Com a regulamentação, podemos esperar – e torcer, claro – para que muitas outras empresas sigam esse caminho. Para ter ideia, pense nos patrocinadores de futebol ou da fórmula 1 aparecendo nos patchs e nas peças que aparecem em campeonatos de poker. Incrível? Falta pouco para chegarmos lá.

2 – A regulamentação visa uma forma justa de tributar os ganhos do jogador
Uma das grandes discussões que existem no meio do poker no Brasil são em relação a tributação. Toda atividade econômica está sujeita a tributação e quanto a isso não temos o que reclamar. Mas não seria muito melhor se fosse uma forma justa de tributar os ganhos e perdas dos jogadores durante o ano? O grupo de estudos formado pelo Ministério dos Esportes está em vias de se formar e podemos esperar o melhor dessa iniciativa. É algo que precisa ser regulamentado, é algo que precisa ser feito e que seja da melhor forma possível.

3 – O aumento do número de torneios e, óbvio, das premiações
Hoje temos no Brasil um dos maiores torneios de poker do mundo fora de Las Vegas. Não é difícil pensar que, após a regulamentação, o esporte vai receber muito mais atenção, mais patrocinios e, portanto, um aumento no número de jogadores e de premiações. É fácil imaginar um Brasil sendo algo parecido com Las Vegas, onde os torneios de poker são realidade diária e cada dia mais pessoas acabam desprendendo um tempo de seus dias para disputá-los. Eu consigo imaginar e mal vejo a hora de ver isso acontecendo.

E você, consegue pensar em alguma coisa boa vindo dessa regulamentação? Qual a sua opinião sobre isso?