poker
Pois é, parece o título de um livro de auto-ajuda, mas é só uma realidade da vida. E é tão simples quanto parece: Se você quer ganhar algo, você precisa aprender antes a perder. Afinal de contas, o pior cenário possível no poker é alguém te vencer e você culpar as cartas, o azar, a sorte alheia, o software, a cia de energia…

Faz algum tempo que jogo poker mas não faz tanto tempo assim que aprendi uma das maiores lições desse jogo. No auge dos high stakes online, um ser conhecido como “Isildur1” surgiu para ser o grande alvo da vez. Você consegue imaginar como é perder 600 mil dólares num dia, ganhar 1,6 milhão de dólares no dia seguinte e no terceiro dia ganhar mais 900 mil dólares? É basicamente o que ele fazia, dia sim e dia também. Não tinha pausa.

Ele levou um tempo mas acabou tendo a identidade revelada e ok, não era mesmo uma máquina, era apenas um jovem destemido que não tinha problema algum em perder – ou ganhar, muito – dinheiro no poker. E acho que foi vendo o grind insano desse cara que eu e mais muitos outros jogadores conseguimos perceber na prática como é não dar valor ao dinheiro e se importar apenas com o jogo.

Calma, eu sei que nem eu e nem você temos 1 milhão de dólares para perder assim no jogo. Mas hey, ele também não tinha algum tempo atrás. E se ele consegue perder isso num dia e continuar na sua melhor forma durante os próximos jogos, por que não aprendermos algo com isso?

Quando falamos sobre poker, gosto sempre de ressaltar que é preciso aprender muito sobre gerenciamento de bankroll. Você não deve jogar torneios ou jogos que comprometam o seu dinheiro, aquele separado APENAS para o poker. Se você sentir-se mal por perder aquele dinheiro que paga a entrada de um torneio você não deve pagar aquele valor de entrada. É simples assim.

Você precisa aprender a perder, antes de ganhar. Porque você pode ter certeza de que é impossível ganhar todas no poker, assim como na vida. Sendo assim, é melhor que você perca quantias que estejam dentro da sua realidade, que não tirem sua concentração e que nem façam pressão sobre o resultado que você precisa ter. Jogue o poker pelo poker, não pelo dinheiro. Você vai perder algumas vezes mas, eventualmente, seu dia também chegará e você também vencerá.

O poker é sobre pessoas, não sobre dinheiro. Demora um tempo, mas uma hora você também vai acabar descobrindo isso e tudo vai mudar de figura. Eu sei que é difícil pois eu ouvi isso uma vez quando aprendia sobre o nosso esporte da mente e simplesmente não me serviu naquele momento. Aí eu perdi um pouco de dinheiro, perdi um pouco mais e a experiência foi me mostrando isso. Demora, mas aprendemos que o jogo é o sobre o desafio de vencer, não pela premiação que teremos no final.

Seja um bom perdedor. Quando for batido, não culpe fatores aleatórios a não ser a sua própria capacidade de entrar naquele jogo e não tomar as melhores decisões. Aprenda que, uma vez que você colocou o dinheiro no poker, ele não te pertence mais. Você pode ganhá-lo de volta, eventualmente, mas isso é em um segundo momento. As pessoas perdem dinheiro no poker, sim. Mas elas, durante a partida, tambèm têm a chance de ganhar.

E você, vai ser o chorão da vez ou vai aprender a competir?