Uma questão muito discutida no poker é o famigerado range. Definir com quais cartas seus adversários estão jogando contra você pode ser a diferença entre perder poucas fichas ou ganhar muitas, em muitos casos. Quando você consegue colocar seu adversário num determinado range de cartas você tem muitas vantagens durante o jogo. Esse papo soa familiar, certo? Então como é que você ouve profissionais falando isso o tempo todo e jogando com 78s, 56s e outras mãos assim? Hoje você finalmente entenderá a diferença.

poker-carta-alta
Assim como a maioria das atividades do mundo, você consegue compreender melhor o poker na medida que vai ganhando mais experiência. E ter experiência implica em jogar se sentindo um pouco mais a vontade com os fatores que conseguem fazer alguma diferença no resultado depois de um tempo. Se no começo achamos e contamos muito com a sorte, com o passar do tempo começamos a trabalhar os outros fatores, esses sim os que podemos controlar e definir o jogo. E é exatamente aí que eu quero chegar.

Um jogador experiente consegue, além de ter uma leitura melhor sobre seus adversários, usar melhor o seu stack, sua posição, sua imagem na mesa e variar as possibilidades de ações, tanto na hora de apostar quando na hora de fugir. Todas essas ferramentas são importantíssimas para o desenvolvimento do poker. A medida que ele entra em mais mãos com um número maior de cartas ele pode usar todos os outros fatores e consegue assim confundir, controlar e derrubar seus adversários.

Quando falamos em jogar com boas mãos não queremos que vocês facilitem o trabalho dos profissionais, em absoluto. Estamos apenas dizendo que você precisa ter pelo menos alguma vantagem em cima dele. Com o passar do tempo, você também vai se sentir mais confortável para jogar outros tipos de mãos e vai conseguir perceber em que momento do seu jogo você deve fazer isso. A experiência que você vai ganhar enquanto joga e se diverte será utilizada a seu favor a medida que você for evoluindo seu pensamento. Por isso que eu sempre recomendo paciência e dedicação nos estudos a todos que querem jogar poker.

É preciso entender cada fundamento do jogo antes de ser um vencedor de verdade. Você pode até estar indo bem, mas não vale de nada se você não souber o que está fazendo de diferente ou de melhor do que os outros. Cada fundamento é importante e a medida que você controla um você pode seguir para o próximo, na tentativa de ser um jogador ainda mais completo. Dediquem-se a entender um pouco mais sobre como jogar e vencer com mãos fortes ou fugir com mãos grandes pré-flop depois que perceber que as coisas estão ruins e você vai poder ir para a próxima lição. Um passo de cada vez, sempre. Nos vemos semana que vem!