royalflush
Algumas semanas atrás eu falei sobre como usar a matemática para descobrir se a jogada que você faz é lucrativa ou não, a longo prazo. Faz toda a diferença quando você entende porque nunca ganha no poker e se está mesmo jogando errado, a fim de primeiro realmente entender para passar então a melhorar nisso. Para seguirmos adiante, tenha em mente que você precisará ter compreendido aquela conta e precisará usá-la junto com essa nova, que calculará a quando você precisará investir e o quanto poderá ganhar com isso. É simples, está na nossa cara mas nem sempre nos damos conta.

Para que fique fácil de entender, imagine a seguinte situação: O pote tem 800 fichas, seu adversário aposta suas últimas 100 fichas. Você precisará colocar 100 fichas para coletar esses 900. Isso significa que temos 9 para 1, que para cada 1 ficha que colocarmos teremos a chance de ganhar 9. E quem não gostaria de ter uma oportunidade assim na vida? Segundo tudo o que eu já li na vida sobre o assunto, sempre que você tiver 2/1 ou mais é adequado pagar, cruzando as informações com o cálculo das mãos que mencionei aqui no começo. No longo prazo, as perdas que você tiver em algumas vezes serão amortizadas pelas vitórias, que te darão algum lucro.

Agora que entendemos isso, vamos seguir adiante para pensar num novo exemplo. Você e seu adversário estão com o mesmo número de fichas, 6000 delas cada. Seu adversário faz um aumento para 2000 fichas e você paga as 2000. Temos 4000 fichas no pote e cada um de vocês ficou com 4000 em seu stack. Se ele apostar os 4000 restantes, você precisará apostar 4000 para ganhar 8000. Portanto, temos uma situação de 2/1 aqui.

Pensando apenas na teoria, temos que imaginar o seguinte: se você vencer 1 em cada 3 vezes situações assim você ficará empatado no longo prazo. Se a sua chance for maior do que esses 33%, você ganha. Voltemos ao exemplo?

Expectativa de ganho: EV(call) = m*6000 – (1-m)*6000 = m*12000 – 6000

Expectativa de fugir: EV(fold) = -2000 (nunca varia)

m*12000 – 6000 = -2000

m*12000 = 4000

m = 4000/12000

m = 1/3

A matemática apontou que temos nossos 33% de chance aqui. Significa que o call pode ser bom a longo prazo. E se é bom a longo prazo, você pode considerar o valor da outra conta para descobrir que a sua jogada com a mão XX quando os stacks eram Y e Z era bom ou ruim. E assim, meus amigos, vocês deram um passo adiante para descobrir como a matemática vai te ajudar a conhecer mais a fundo o jogo, frente aos mais de 92% de jogadores que não entendem o que estão fazendo.

Difícil? Ninguém disse que seria fácil. Mas agora você tem uma pequena ferramenta a mais e assim que estilmular os eu cérebro para que essas contas sejam feitas de forma natural na hora que você precisar decidir e com ela você poderá ganhar um pouco mais amanhã. Se ficou confuso, me procure no Twitter qualquer hora e continuaremos o papo por lá.

Nos vemos semana que vem! :)