Alguns gostam muito de AJ do mesmo naipe. Outros não conseguem largar um TQ, do mesmo naipe ou não. Tem o favorito par de 7, tem o que gostam de 24 do mesmo naipe… são muitas as combinações e são muitas as mãos que alguém no mundo do poker goste muito de jogar, não importando outros fatores. Isso pode ser bom para você ao mesmo tempo que pode ser ruim. Se você entender os motivos certos, pode se dar melhor a partir de agora.

Tenho um amigo que gosta muito de jogar com 52o. E ele coleciona histórias onde conseguiu vencer pares de A, de K e mãos premium de todos os tipos e texturas. Não deixa de ser divertido (para você, é claro!) conseguir vencer mãos favoritas quando o flop/turn/river te ajudam e isso pode deixar o jogo até um pouco mais divertido para você. Outro ponto interessante é que muitos de nós não temos tanto a medida na hora de blefar e disputar uma mão portando seu 52o pode te fazer apostar por blefe ao invés de fazer somente por valor. O blefe, como sabemos, é uma ferramenta importante no poker e fazer uma jogada blefando com confiança é sempre bem vindo.

River02
Ao mesmo tempo, é provável que durante as vezes que você acertar uma combinação no flop/turn/river você consiga extrair muito valor de seus adversários. Claro que, para isso acontecer, você não deve ser aquele jogador que entra na disputa com quaisquer duas cartas, sua imagem é relevante para que isso aconteça. E é claro que também podemos usar isso de forma figurada, pois uma vez que seus adversários sabem que você não larga um flush draw ou uma broca você pode blefa-los quando a combinação do board for favorável para você.

O problema é que, a medida que você insiste para os outros que você sempre se dá bem com uma determinada mão você também passa a acreditar nessa “mentira”. Outro ponto que você precisa prestar atenção é naquele momento em que seu 52o encontra um flop 552. Calma, você está nuts aqui provavelmente, mas quando ao invés do 2 vier qualquer outra carta, você está perdendo para qualquer combinação com o 5 que também trincou.

RiverMaoFavorita4
Também é importante pensar que, embora você não perca todo o seu stack a cada vez que joga a sua mão favorita você está perdendo fichas a maioria das vezes e isso, no longo prazo, faz diferença. Corrigir seus erros é uma parte importante no processo de vencer no poker. Não corrigir um detalhe como este pode fazer você, num momento de cansaço ou com o passar do tempo, acabar por incluir outras mãos tão ruins no seu arsenal. E, como já dito aqui, perder um pouco de fichas aqui e ali é prejudicial para o seu jogo no longo prazo.

Agora que temos informações suficientes sobre benefícios e malefícios de possuirmos uma mão favorita, podemos continuar a usá-la com moderação e a certeza de que podemos ser lucrativos fazendo a coisa certa. Nos vemos semana que vem! :)