poker
Talvez hoje o principal nome quando pensamos em streaming de poker seja o do Canadense Jaime Staples. Para entendermos o fenônemo, seu canal do Twitch –  tem um pouco mais de 1.4 milhõs de visualizações e enquanto ele joga poker ficam online de 3 a 4 mil pessoas acompanhando. Ele é o tipo do cara carismático, que está sempre sorrindo mas durante o jogo ele explica suas ações e conversa bastante com quem está ali para vê-lo.

Outro nome que merece destaque é o do Brasileiro Gabriel Goffi. Ele já vem a algum tempo se mostrado animado para dividir seu conhecimento e elevar a mentalidade de quem está próximo, mas com a iniciativa de exibir seu jogo ao vivo via streaming – o chamado High Stakes Action  – ele mostrou ainda mais o quanto é brilhante. Dividido entre as respostas em português e inglês, ele disputa as mesas de 10/20, 25/50 e 50/100 enquanto explica a sua linha de raciocínio e conversa sobre assuntos que surgem na caixa de comentários. Os números são um pouco mais modestos mas o potencial é enorme e você também deveria tirar um dia para ouví-lo falar. Ele realmente tem muito a dizer, compartilhar e nos ensinar, apesar da pouca idade. E, pense bem, quantas vezes podemos ver um cara perder 12 mil dólares em uma mão e ganhar 18 mil em outra? Poucas. Ver e entender como aconteceu é ainda mais fantástico, se você é desses que se importa com o número e as cifras. Eu fico com a parte técnica do jogo, somente.

Em comum entre ambos, talvez o que fique mais claro seja a simpatia e carisma. Ambos possuem conhecimento sobre o nosso esporte da mente em níveis diferentes mas a motivação para estar ali é diferente e eles suprem o que prometem quando a webcam está no modo on.

A dinâmica de uma transmissão ao vivo pede alguns cuidados. Você precisa falar basicamente a maior parte do tempo, então tenha em mente que transmissões de torneios de poker podem ser massantes para quem vai acompanhar. Outra preocupação é conseguir alinhar os elementos na tela, dividindo o espaço entre as mesas de poker que terão destaque, a sua imagem na webcam e qualquer outras informações que você queira passar. E, como toda rede social, é melhor que você se prepare bem antes de fazer sua estréia. Entender a dinâmica do Twitch, que é reconhecidamente o maior site de streaming de jogos do mundo e que tem uma das comunidades mais unidas e interessadas em consumir aquele conteúdo é fundamental. Claro, você pode querer apenas compartilhar o seu momento e conversar com familiares e amigos que estejam distantes fisicamente. Nesse caso, divirta-se a vontade.

Para nós, meros mortais, sobra a opção de aprender com esses caras. O Goffi mostra a rotina e como é disputar os cash games mais caros da internet mas faz isso com aquela naturalidade, a mesma que profissionais de skate têm ao deslizar sobre seus carrinhos. O Jaime Staples joga grandes torneios quase todos os dias e as conversas são sempre divertidas. Cada um deles tem suas próprias visões sobre o streaming e nos dois casos podemos aprender muito com eles. Da próxima vez que eu tuitar que o Goffi está online, clique e confira. Valerá a pena!

Obs.: Valeu, Sergio Prado. Veja como foi a contratação do Jaime Staples pelo PokerStars.

Nos vemos semana que vem! ;-)