cerveja

Pensem em uma lista multifuncional, que ajuda a escolher os presentes para os amigos secretos, para o sogro, para você mesmo, para curtir com a namorada, para aproveitar as festas de fim de ano…

Convidei o renomado jornalista musical e também beer sommelier Marcelo Costa, editor do Scream & Yell, para montar uma lista com 14 cervejas diferentes (escolhidas a dedo) para você conhecer e experimentar até o fim de 2014 – uma por dia!

Em seu blog, Marcelo faz listas incríveis para todos os gostos, que valem a pena para quem curte e está sempre atrás de novidades. Para o Testosterona, ele ainda deu detalhes, características e  curiosidades tentadoras sobre as cervejas que escolheu. Divirtam-se!

19/12 – Sexta

Para começar o fim de semana em alta, uma das grandes cervejas do ano no Brasil, Polimango, uma Double IPA que surgiu de uma parceria dos gaúchos da Tupiniquim com os suecos da Omnipollo. Amargor acentuado e álcool lá em cima (9,5%), mas amanhã é sábado!

20/12 – Sábado

Para manter o ritmo acelerado, outra parceria internacional: Hello, My Name Is Zé, uma India Pale Ale de 6.4% de álcool que surgiu da parceria dos cariocas da cervejaria 2Cabeças com os escoceses da Brewdog! É feita lá, mas encontra-se com facilidade aqui.

21/12 – Domingo

Uma italiana provocante, a Baladin Wayan é uma Saison (estilo belga) com nove especiarias (cinco são pimenta, mas ainda há camomila, canela e coentro) além de casca de laranja e bergamota. Há azedume na garganta e efervescência na língua. Uma delícia!

22/12 – Segunda

Para começar a semana do Natal devagar (e sempre), apreciando o tempo, que tal uma boa bitter inglesa? A indicada é a Young’s Special London Ale, uma English Strong Ale (com 6.5%) que une o melhor da escola bitter britânica com um aceno lupulado para o novo mundo. Ótima.

23/12 – Terça

Uma das melhores cervejas da curitibana Way é essa Amburana Lager, uma receita inspirada nas Lagers escuras e mais alcoólicas da região da Áustria, maturada em barris de madeira Amburana Cearensis. Só de lembrar dá água na boca.

24/12 – Quarta

De de Belo Horizonte para o mundo, já que a mineira Wäls ganhou o prêmio de melhor Dubbel do mundo com sua Wäls Dubbel em 2014. Para comemorar eles lançaram uma versão com ameixa, Wäls Victorius Dubbel, que é perfeita para acompanhar ceia natalina.

25/12 – Quinta

Para o almoço do dia de natal, uma cerveja refrescante, para recuperar as forças de qualquer um: até o ano passado, a Chimay La Dorée Gold, uma autentica blond ale trapista belga, só era servida para os padres no mosteiro, mas agora também nós podemos provar essa beleza.

26/12 – Sexta

Bora temperar o começo do fim de semana com amargor, cítrico e tudo o mais: a Anderson Valley Heelch O’Hops é produzida em vale na Califórnia e é uma aula de como uma cerveja pode ser extrama e, ao mesmo tempo, saborosa.

27/12 – Sábado

Outra norte-americana, e esta vale dividir com seu par ou mesmo com amigos, porque é uma garrafa de 650 ml e 9% de álcool: a Shipyard Smashed Blueberry recebe infusão de blueberrys na maturação, o que a torna suave, sedosa e alcoólica.

28/12 – Domingo

Estava faltando uma alemã nesta lista, e a lendária Weihenstephaner Hefeweissbier é a escolhida, pois além de uma bela cerveja, é deliciosa e saudável – este estilo bávaro é produzindo com 50% de malte de trigo, o que a torna uma fonte de proteínas.

29/12 – Segunda

Segunda-feira, o natal passou, o ano está chegando, e, de repente, falta pique. Que tal uma cerveja que recebe café na receita? A curitibana Morada Hop Arábica une água, malte, lúpulo, levedura e café especial cultivado na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. E é uma delícia.

30/12 – Terça

A Duvel Tripel Hop é uma versão sazonal da Duvel que todo ano muda um dos três lúpulos da receita buscando um resultado especial. A versão 2014 traz como lúpulo extra o norte-americano Mosaic, bastante valorizado por combinar aromas cítricos, florais e herbais. Apaixonante.

31/12 – Quarta

Inspirado em uma canção de Bob Dylan, o cervejeiro italiano da Del Ducato criou a receita da New Morning, uma vibrante Saison que homenageia o renascimento e os novos começos. Perfeita para o último dia do ano, certo? Afinal, amanhã é 2015! Bora começar tudo de novo!

31/12 – Quarta

Uma para antes da meia noite: Inspirado em uma canção de Bob Dylan, o cervejeiro italiano da Del Ducato criou a receita da New Morning, uma vibrante Saison que homenageia o renascimento e os novos começos. Perfeita para o último dia do ano!

 01/11 – Quinta

Uma saideira para abrir às 23h55 e brindar na meia noite: Eisenbahn Lust, primeira Bière Brut do Brasil, produzida pelo método champenoise, porque a gente quer brindar 2015 com estilo!