Eles viram as mulheres mais maravilhosas do mundo de perto. Sem roupa e com roupas esquisitas; de frente, de costas e de cabeça para baixo; com maquiagem e sem; de todo jeito. Conheça um pouco mais do trabalho de J.R. Duran, Mario Testino, Bob Wolfenson e Terry Richardson.

Quando abrimos uma revista masculina e vemos aqueles ensaios incríveis, logo pensamos: queria ser o fotógrafo que fez isso. Quem nunca? Até as campanhas publicitárias mais icônicas da moda, que captam todo o glamour das mulheres para seus produtos, conseguem hipnotizar os homens (e, sim, as mulheres também).

Por trás das lentes existe um profissional que sabe muito bem o que está fazendo. Cada um com o seu estilo, sua marca, suas modelos “queridinhas”. Grandes cliques da história da fotografia foram dados por estes três grandes caras. Com certeza você já viu muitas fotos feitas por eles mas estava tão concentrado nos “detalhes” que não se deu conta do artista que lhe dava o presente.

Vale conhecer um pouco mais do trabalho deles.

J.R. Duran

JR-Duran

A especialidade do espanhol (que não revela o verdadeiro nome) é moda e publicidade. Já fotografou para as revistas Vogue e Elle e é um dos principais e mais aclamados fotógrafos da revista Playboy, com mais de cem capas em cerca de 30 anos. Duran assumiu uma vez, em entrevista a Marília Gabriela, que sim, já ficou excitado durante sessões de fotos. E ainda, na mesma entrevista, confessou o que encerra de vez com a curiosidade de muita gente: “Já fiquei com muito mais modelos do que os homens pensam e com muito menos que tive oportunidade”.

Duran já tirou a roupa de Scheila Carvalho (1998 e 2000), Adriane Galisteu (1995 e 2011, quando repetiram a polêmica foto em que ela se depila), Tiazinha, (em 1999 vendeu 1,22 milhão de exemplares e saiu de novo em 2000), Mel Lisboa (2004), A Feiticeira Joana Prado, recordista de venda com 1,25 milhão exemplares em 1999 (foi capa de novo em 2000 e 2001), Mulher Melancia (2008), Flávia Alessandra (2006 e 2009), Antônia Fontenelle (2013) e muitas, muitas outras.

 

Mario Testino 

Mario-Testino

É colaborador das maiores revistas de moda do mundo (Vogue, Vanity Fair, GQ, The Times), assina campanhas de marcas famosas (Calvin Klein, Gucci, Burberry), é o preferido dos astros de hollywood e fotógrafo oficial da família real britânica. Impulsionou a carreira de ninguém menos que Kate Moss e Gisele Bündchen. O peruano, que viveu parte da juventude no Rio de Janeiro, sempre gostou do Brasil e esteve aqui ano passado para a sua exposição In Your Face. Mantém ativa sua conta no Instagram com cliques exclusivos, sem dedos de editores. Inclusive, sua série de fotos conhecida e imitada pelas mulheres na rede social mostra celebridades de toalha, depois do banho (procure pela hashtag #TowelSeries).

Na lista de Testino estão: a queridinha Kate Moss, Izabel Goulart, Yasmin Brunet, Demi Moore, Beyoncé, Cameron Diaz,Kim Basinger, Gwyneth Paltrow, Cara Delevigne…

 

Bob Wolfenson

Bob--Wolfenson

Brasileiro, o fotógrafo começou sua carreira cedo, aos 16 anos, como assistente de fotografia na Editora Abril. Apesar de ter montado seu próprio estúdio no final dos anos 70, viajou para trabalhar em Nova York e voltou anos depois, direcionando sua carreira para os editoriais de moda em revistas e começando a criar seu próprio estilo. Wolfenson também já foi responsável por vários ensaios nus da Playboy e, em uma entrevista para a Revista TPM, disse: “Fotógrafo de nu é como um cirurgião. Aquilo pra mim é um evento corriqueiro, vou tratar com importância, mas é meu trabalho”.

Wolfensontambém já foi responsável por várias capas da Playboy, como o de Sônia Braga (1986), Sabrina Sato (2003), Luma de Oliveira (1990 e 2005), Carol Castro (2008), Fernanda Young (2009), Cléo Pires (das mais de 50 páginas na edição aniversário, em 2010), Bárbara Evans (2011), Nanda Costa (aquele em Cuba, em 2013), entre outros.

 

Terry Richardson

Terry-Richardson

É filho do famoso fotógrafo de moda dos anos 60, Bob Richardson, e da produtora de moda Norma Kessler (ou Annie Lomax). O pai ainda teve uma relação com a então modelo Angelica Houston (23 anos mais nova), e a mãe envolveu-se com Jimmy Hendrix.

Terry chegou a tocar numa banda de punk rock, mas escolheu a fotografia como o caminho para o sucesso. Fotografou para marcas famosas da moda (Hugo Boss, Gucci, Levi’s) e também para revistas (Vogue, Vice, Harper’sBazaar, GQ, Rolling Stone). Em 2007 lançou o livro “Rio, Cidade Maravilhosa”, que tem como tema o Rio de Janeiro.

Entre as beldades que despiu estão a ex-BBB Clara Aguilar para a Revista Sexy, Mariah Carey (em ótima forma aos 44 anos), Miley Cyrus (fez os polêmicos ensaios da garota e dirigiu o clipe em que ela aparece pelada em cima de uma bola, lembra?), Miranda Kerr (2014), Taís Araújo (2013), as irmãs Paris e Nicky Hilton (2013), Rihanna (para a Rolling Stone em 2013), Gisele Bündchen, Lady Gaga, Beyoncé e muitas outras.