Saber a hora de terminar um relacionamento pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando não há um sinal claro de que o a relação realmente acabou.
Mesmo sendo uma decisão pessoal e que varia muito de caso para caso, separamos alguns motivos que podem te levar a conclusão de que chegou esse momento.

1. Seu parceiro te incomoda?

Claro. Quando você gasta uma quantidade significativa de tempo com alguém, essa pessoa é obrigada a se tornar irritante. Mas estamos falando muito mais do que mastigando alto ou deixando meias no chão. Se as coisas que o seu parceiro faz no dia a dia – pelo simples fato de fazer alguma coisa – te incomodam ao ponto de não conseguir olhar para ele, é algo a prestar atenção.

2. Quanto de seu relacionamento é afetado pelo ressentimento?

Todo casal briga. Ou, pelo menos, os saudáveis. É importante brigar. Mas se você está descobrindo que seus argumentos são alimentados pelo ressentimento – por exemplo, se os problemas do passado se infiltrarem em todas as discussões e se as questões forem impossíveis de passar – isso é um sinal para um problema maior.

3. Você prefere fazer as coisas sozinho?

O tempo sozinho é uma coisa importantíssima em qualquer relacionamento. Isso é algo que todos nós precisamos e temos direito. Mas se você começar a desejar ter todas as suas aventuras sem o seu parceiro, esse não é o melhor sinal. No final do dia, um relacionamento é uma escolha. Você escolhe estar com a pessoa. E se você preferir não estar ao lado dessa pessoa, mais um sinal de alerta acaba de ser acionado.

4. Qual é a sua perspectiva sobre o futuro?

Quando você dá um passo atrás e avalia o quadro maior, você pensa no seu futuro com essa pessoa? E se sim, isso te enche de medo ou prazer? Pensar em uma vida juntos é parte de estar em um relacionamento feliz e saudável.

5. Você ainda quer tentar?

Só porque você respondeu “sim” a algumas dessas perguntas ou a todos elas, não quer dizer que necessariamente que é hora de terminar. A questão então se torna: você quer continuar tentando? Todo relacionamento vai e vem. Terão momentos ótimos e alguns nem tanto, mas essa quinta pergunta é a mais importante. Porque se no final do dia, você estar sem essa pessoa o deixa ainda mais triste do que estar com eles no momento, pense de novo. Pra tudo se tem um jeito na vida.