O astro do rock Keith Richards decidiu parar de beber aos 74 anos e muita gente se perguntou porque. O álcool causa diversas coisas no seu corpo e na sua saúde. Além disso, se o consumo parece estar afetando o seu trabalho ou relacionamentos pessoais – independentemente de quanto álcool você esteja consumindo – é hora de pensar em ir com calma.

Parar de beber

Aqui está o que você pode esperar que aconteça, tanto a curto como a longo prazo, se você desistir de álcool:

 

Você vai dormir mais profundamente

Um estudo recente publicado na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research descobriu que beber antes de dormir aumenta os padrões de ondas alfa no cérebro – uma espécie de atividade cerebral que geralmente ocorre quando você está acordado, mas em repouso. O resultado? Sono interrompido.

Outra revisão de 27 estudos descobriu que, embora o álcool possa ajudar as pessoas a adormecer mais depressa e profundamente no início, ele compromete a qualidade do sono após esse período inicial de descanso.

 

Você vai comer menos

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o álcool é um dos maiores causadores de excessos. Isso pode ser porque o álcool aumenta nossos sentidos, de acordo com um novo estudo publicado na revista Obesity. Ou seja, mesmo ingerindo um pouco de álcool isso pode aumentar sua atividade cerebral no hipotálamo, tornando-o mais sensível ao cheiro de comida e levando-o a comer mais.

 

Sua pele vai melhorar

Dentro de alguns dias depois de cortar a bebida, você notará sua pele olhando e se sentindo mais hidratada. Isso porque o álcool é um diurético, fazendo com que você urine mais. O álcool também diminui a produção do corpo de um hormônio antidiurético, que ajuda o corpo a reabsorver a água (menos água no corpo é igual a pele de aspecto seco).

 

Você vai economizar dinheiro

Beber – especialmente um bom vinho ou hábito de uísque – é um empreendimento caro. Tire um tempinho pra pensar em quanto você gasta com bebida e vai ver que se parasse seria uma baita de uma economia. Pode ser um exercício de abrir os olhos e motivador.

 

 



Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter