O hormônio Testosterona é um dos mais importantes na saúde de um homem. Ele é responsável por uma série de fatores e seu aumento estimula a líbido e a fertilidade, além de fazer com que mais pelos apareçam pelo corpo e tornar os ossos mais fortes.

Testosterona

Estes são alguns dos sintomas de falta de testosterona para ficar de olho:

  • Pouco interesse sexual
  • Esquecimento constante
  • Cansaço frequente
  • Alterações de humor
  • Dificuldade em ter um corpo musculado e acúmulo de gordura
  • Pouca quantidade de pelos no rosto, tronco e região intima
  • Dificuldade em adormecer e muita agitação durante a noite
  • Ossos frágeis e desenvolvimento de osteoporose

 

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a aumentar os níveis de testosterona no seu organismo.

Ter uma alimentação rica em zinco, vitamina D e A

Por mais que possa parecer irrelevante, a sua alimentação diz muito sobre os níveis de hormônios que estão no seu corpo. Por isso é importante focar em alimentos que tenham zinco, vitamina D e A.

  • Alimentos ricos em zinco: ostras, fígado, feijão, castanha ou sementes de girassol, por exemplo;
  • Alimentos ricos em vitamina D: salmão, sardinhas ou ovo. Essa vitamina também pode ser absorvida pela exposição ao sol.
  • Alimentos ricos em vitamina A: manga, espinafres, tomate ou óleo de peixe.

Mas o mais importante de tudo é ter um acompanhamento profissional. Ou seja, para ter uma dieta regulada e que estimule o aumento de testosterona, vá a um nutricionista e faça um cardápio de acordo com suas necessidades. Também se deve diminuir o consumo de alimentos com açúcar e soja porque podem levar à redução da quantidade de testosterona.

 

Fazer musculação

Os exercícios que necessitam pesos e assim força  promovem a produção de testosterona e, por isso, é importante realizar tarefas físicas deste tipo pelo menos uma vez por dia. Além de eliminar gordura e te deixar com mais massa magra no corpo, isso também te fará aumentar os níveis do hormônio tão desejado.

 

Dormir bem todos os dias

Uma boa noite de sono, dormindo mais de 5 horas seguidas, é boa para qualquer pessoa em qualquer situação. E advinha só? Ela também pode fazer com que a sua produção de testosterona aumente e diminua os níveis de cortisol, que é ao contrário é um hormônio meio chato responsável pelo estresse e ainda pode fazer com que role uma diminuição da testosterona. Ou seja, tenha uma boa noite de sono sempre.

 

Manter o peso adequado

Outro fator importante e que é um resultado de todos os acima combinados, é o peso adequado. Descubra qual é o seu de acordo com IMC e tente segui-lo. É importante que esse e todos os itens acima sejam acompanhados por um especialista.