Você chega em casa do trabalho super tarde e mal tem tempo para jantar antes que seja hora de dormir um pouco. Longos dias de trabalho, compromissos sociais e vontade de comer fazem com que seja comum comer antes de dormir. Certo?

No entanto, é uma crença antiga de que comer tarde da noite atrapalha a digestão, o sono e pode levar ao ganho de peso. Claro, você provavelmente não quer comer uma pizza grande antes de ter uma noite de sono, mas é realmente tão ruim fazer um lanche antes de deitar?

Comer antes de dormir não atrapalha a digestão, mas pode fazer você se sentir mal

A digestão é um processo bastante complexo que pode ser simplificado assim: a comida se move pelo estômago, desce pelo trato gastrointestinal e entra no intestino delgado e grosso. Lá, enzimas e contrações musculares ajudam a quebrar ainda mais a refeição, para que as partículas possam ser absorvidas pelo corpo.

As sobras, ou resíduos, são entregues ao cólon. Felizmente, esse processo é automático, ou seja, seu corpo sempre fará isso. O ponto é que as contrações musculares e a mobilidade do estômago podem diminuir quando você dorme, portanto, uma refeição pesada pode deixá-lo meio enjoado.

Certos alimentos podem fazer você perder o sono

Certos alimentos e bebidas, como cafeína ou álcool, dificultam notoriamente o sono. Mas muitos favoritos comuns para o jantar, como lasanha, tacos picantes ou sorvete de chocolate, podem desencadear o refluxo ácido em pessoas propensas à doença.

Dormir em uma posição elevada com a ajuda de travesseiros pode aliviar o problema, pois ajuda a impedir que o ácido suba pelo esôfago. Dito isto, você não deve evitar comer se estiver com fome, pois um estômago revirado também pode mantê-lo acordado. Geralmente, os especialistas sugerem esperar duas horas após uma refeição para dormir.

Os especialistas concordam que comer no início da noite apoia melhor nossos ritmos circadianos. Mas há pouco consenso sobre se as refeições noturnas levam ao ganho de peso.

Todo processo biológico, incluindo comer e dormir, é controlado pelos ritmos circadianos do seu corpo. Esse relógio interno é regulado pelo ambiente, o que significa que você fica mais alerta durante o dia porque seu corpo diminui à noite em antecipação ao sono.

Muitas coisas estão mais lentas quando estamos dormindo, mas há uma que aumenta quando você dorme: queima de gordura. Isso ocorre porque seu corpo queima gordura armazenada após esgotar os carboidratos de sua última refeição e glicogênio armazenado.

Comer antes de dormir dá a você mais combustível para queimar e diminui o tempo que seu corpo recorre ao uso de gordura para se alimentar. Mas uma hora ou duas de queima de gordura podem fazer diferença na balança?

Provavelmente não. No entanto, restringir o número de horas que você come em um dia também pode reduzir o consumo de calorias.