Insônia

Dormir é um ato glorioso e recompensar, uma boa noite de sono definirá toda qualidade de seu dia. Apesar que nem todos dão prioridade e acabam por ter a tão famosa insônia. Um bom sono é responsável por repor nossas energias, trazer um bom humor e ainda manter a qualidade da saúde mental.

Apesar de parecer algo simples, a insônia é uma das causas de um terço da população brasileira. Somos 73 milhões de brasileiros que sofrem com problemas de insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono, e pelo que parece não estamos tão preocupados com nossos sonos.

Esse mal pode variar entre um curto prazo pode ser ocasionado por algum stress ou evento traumático, como algo crônico que pode deixar uma pessoa a ficar três meses sem dormir, isso pode envolver dores e alterações psicológicas. Porém, a insônia pode ser amenizada por leves mudanças de hábitos no dia.

Segundo a Dra. Verena Senn, PHD em neurociência, especialista em sono e Expert Research na Emma Colchões Brasil, startup global voltada à tecnologia do sono, temos rotinas diárias que nem imaginamos o quanto impactam quando dormimos, comprometendo o sono revigorante que precisamos ter para enfrentarmos cada novo dia de forma disposta e saudável.

A especialista listou 5 dicas de comportamentos diários que impactam numa boa noite de sono:

Evite bebidas energéticas ou cafeína

Não apenas café, como chá-preto, chá-mate e refrigerante e energético, pois todos contém substâncias estimulantes. Evite tomar café após 15hs. A cafeína fica até 12 horas presente no nosso organismo, podendo atrapalhar o relaxamento do corpo na hora de dormir e bem nós já imagino aonde isso leva.

Evite bebidas alcóolicas

Apesar de álcool trazer uma sedação, nos deixar leves e “felizes”. O consumo de bebidas alcoólicas, apesar de darem uma sensação de sonolência, suprime uma importante função do sono, que é repousar a mente com as memórias adquiridas durante o dia.

Evite comidas pesadas

Alimentar-se perto da hora de dormir pode causar desconforto e refluxo. Evite também chocolates escuros à noite, que aumentam a concentração, assim como os abacates, que deixam nosso corpo em estado de alerta em função da melhora na absorção dos nutrientes em virtude dos níveis de gordura saudáveis que ele concentra.

Outros alimentos que nos mantém mais acordados são a banana e o iogurte, que ajudam a combater a fadiga e criam uma explosão de energia no corpo após comermos. Nem pensar, hein!

Comer arroz e amêndoas

Um alimento que ajuda no sono é o arroz branco, uma escolha muito popular para o jantar. O carboidrato, somado a nutrientes como folato e manganês, resulta numa combinação de elevado índice glicêmico, aumentando a qualidade do sono.

As amêndoas, assim como o leite, também são ótimos nutrientes para aumentar os níveis de melatonina, trazendo uma noite de sono mais profunda e prolongada.

Um lugar sagrado e tranquilo

Na hora de dormir, há alguns fatores que devemos levar em consideração, como a temperatura do ambiente, a exposição à luz e, por último, mas não menos importante, a qualidade do colchão. As temperaturas elevadas prejudicam a qualidade do sono, sendo o ideal manter um ambiente perto dos 19̊ graus.

Já a exposição à luz intensa, como a luminosidade de um aparelho de televisão ou o celular, que virou o livro de cabeceira das pessoas, interferem na produção de melatonina, atrapalhando na indução do sono. Especialmente se você verifica bem antes de dormir.

Quanto ao colchão uma cama adequada é sinônimo de um sono perfeito. A firmeza de um colchão, associado a materiais respiráveis, que permitam a diminuição da temperatura do corpo, assim como as espumas que contornam o corpo, mas ao mesmo tempo dão apoio ergométrico, são dicas essenciais para um sono profundo e revigorante.

Com essas dicas seu sono tomará outros níveis, ainda mais profundos, espero que seja mais tranquilo. Aqui no blog temos outros artigos interessantes que o ajudaram como efeitos causando pela falta de sono e uma melhora na vida sexual.