Muita gente acredita que o cigarro seja uma das drogas que mais prejudicam a saúde dos fumantes – e eles tem razão. Mas cientistas descobriram que homens que relaxam fumando maconha podem querer encontrar uma nova maneira de relaxar se esperam ser pais.

maconha

Os fumantes da erva tinham uma qualidade de esperma semelhante aos homens inférteis, de acordo com um novo estudo publicado na revista AUA Journals, The Journal of Urology. Além disso, descobriram que ela pode ser pior para o seu esperma do que o tabaco.

Confira a pesquisa que compara maconha ao cigarro:

Para este estudo, a equipe comparou amostras de sêmen de quatro grupos de pessoas: 125 eram inférteis, 144 fumavam tabaco, 74 usavam maconha e 279 indivíduos não apresentavam nenhum fator de risco para a saúde testicular.

Os caras que fumavam maconha tinham níveis mais altos de espécies reativas de oxigênio (ERO) em seus espermatozoides em comparação com os fumantes de cigarro, de acordo com os resultados. Isso é preocupante porque muitas moléculas de ROS podem causar danos às células e, possivelmente, levar à infertilidade.

Veja também:
4 benefícios de ter bons níveis de testosterona
Maneiras naturais de lidar com a ansiedade
Quais são os principais benefícios da corrida

A pesquisa também demonstrou que o consumo de maconha também estava ligado ao tamanho e forma anormal dos espermatozoides, também à diminuição da contagem e da motilidade, ou quão bem as células podem nadar. E se você não sabe, todos esses são fatores que afetam a infertilidade masculina.