Essa provavelmente é a primeira vez que você ouve esse termo: andropausa. Mas saiba que se você acha que a menopausa só acontece com as mulheres, está errado. A andropausa é nada menos nada mais do que a menopausa masculina e nós vamos te explicar tudo sobre o termo.

 

O que significa a menopausa masculina?

Você deve saber que a menopausa feminina faz com que as mulheres sofram uma redução da produção dos hormônios estrogênio e progesterona, que normalmente acontece a partir dos 50 anos. Com os homens acontece o mesmo, mas está relacionado com a . O termo é uma analogia queda do nível de testosterona no organismo masculino.

 

Veja também:

É possível reverter a vasectomia?

Câncer de testículo: diagnóstico, tratamento e cura

Homens vivem, em média, 7,1 anos menos que as mulheres, segundo IBGE

 

Você que está na faixa dos 50 anos pode estar passando pela menopausa masculina e nem saber, já que os sintomas da andropausa geralmente passam despercebidos pelos homens. Isso porque dá mesmo para confundir com sintomas do nosso dia a dia: cansaço, falta de libido, aumento da gordura corporal e até mesmo problemas de memória.

 

Tratamento

Primeiro é importante observar e ficar de olho nos sintomas. Se ver a repetição deles, procure um profissional especializado. Normalmente o tratamento é simples e inclui a aplicação de doses de testosterona no paciente e, se necessários, outros hormônios através de injeções, géis ou até mesmo adesivos.

 

Leia também