Se está sofrendo com a infertilidade, saiba que uma das causas mais comuns é a varicocele. Não sabe o que é isso? Vamos te explicar direitinho o que você deve ficar de olho!

Cerca de 15% da população masculina tem varicocele, que consiste na principal causa de infertilidade presente em até 40% dos homens. A Varicocele, ou varizes do testículo, consiste na dilatação anormal das veias testiculares, que ocorre principalmente após esforço físico. Essas veias dilatadas no cordão espermático podem dificultar o retorno venoso provocando disfunção testicular e piora da qualidade do sêmen.

Veja também:
Veja os perigos do uso de cigarros eletrônicos
Câncer de boca: sexo com proteção é essencial
Precisamos falar sobre infertilidade masculina

Segundo o Radiologista Intervencionista e Angiorradiologista Dr. Francisco Carnevale, da CRIEP – Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa, a varicocele no homem pode causar dor no testículo ou na região da virilha e dilatação das veias da bolsa escrotal, especialmente durante esforço físico ou exercício físico, De forma associada, o testículo afetado poderá reduzir de tamanho e levar à redução da qualidade do sêmen.

Atualmente, os principais tratamentos para a Varicocele são a cirurgia convencional e, mais recentemente, a embolização endovascular. “Bastante eficaz, é uma técnica nova e minimamente invasiva na qual, por meio de um pequeno furo na virilha, inserimos um cateter e injetamos materiais para a oclusão da veia comprometida. Esse é um procedimento sem cortes ou cicatrizes e o sucesso técnico se aproxima de 100%”, afirma o médico.