Nem muito, nem pouco. Essa talvez seja a receita perfeita quando o assunto é o tempo que se demora para chegar ao orgasmo durante uma transa. Mas infelizmente não é o que sempre acontece. Segundo pesquisas médicas, 5% dos homens sofrem com a ejaculação retardada em algum momento da vida.

E se você demora muito ou não consegue gozar, mesmo quando o sexo está muito bom, não precisa ter vergonha em procurar ajuda, afinal isso pode ser um sinal de problema.

 

O que é a ejaculação retardada

Ao contrário do que acontece na precoce, a ejaculação retardada nada mais é do que uma grande demora para que o homem consiga ejacular durante a relação sexual. Existem também casos em que os caras não conseguem de jeito nenhum, problema chamado de anejaculação. O que caracteriza esse problema é que a ereção do pênis e o desejo sexual existem, mas ainda assim ele não consegue chegar lá.

Para os médicos o tempo médio para que uma ejaculação normal aconteça durante o sexo é em torno de cinco minutos, mas, ainda bem, é possível controlar e prolongar conscientemente esse tempo para que a relação dure mais e assim os dois sintam prazer. Já no caso da ejaculação retardada essa estratégia de segurar não é consciente, o homem quer gozar e não consegue, e o tempo disso varia de caso para caso.

A ejaculação retardada pode não trazer malefícios à saúde, mas prejudica a qualidade de vida masculina e sua relação com a sexualidade. A disfunção sexual pode ser temporária, principalmente quando as causas são psicológicas. Mas se você está passando pelo problema, não pense duas vezes antes de falar com seu médico e encontrar o melhor tratamento.

 

Causas

Em grande parte dos casos, a ejaculação retardada é causada por fatores psicológicos – como a maioria das disfunções sexuais. Ou seja, se você vem tendo dias muito estressantes no trabalho ou em casa, por exemplo, pode influenciar na hora do sexo e isso é totalmente normal, o problema é quando isso vira uma rotina. Se esse é o caso, algum fator pode estar interferindo no organismo e, assim, prejudicando o orgasmo, como:

  • Culpa ou ansiedade por motivos religiosos
  • Medo de engravidar
  • Estresse
  • Traumas na infância ou fase adulta
  • Tensão durante o sexo
  • Preferir a masturbação à própria relação sexual

Masturbação: esse pode ser uma das causas da ejaculação retardada. Muitos homens que apresentam o problema em  uma relação sexual, conseguem ejacular normalmente quando se masturbam, e algumas vezes, preferem a masturbação ao sexo. Isso, no entanto, mais uma vez está relacionada com o nervosismo e a ansiedade que o sexo pode gerar, diferente de quando uma pessoa está sozinha tentando chegar ao prazer.

Antidepressivos: se você faz uso desse tipo de medicamento pode se uma das razões pela qual esteja sofrendo com a ejaculação retardada. É comum que eles causem retardo ou grande dificuldade de ter um orgasmo.

Além disso, a ejaculação retardada pode estar relacionada com esses fatores:

  • Abuso de álcool e drogas
  • Diabetes
  • Esclerose múltipla
  • Distúrbios hormonais

 

Tratamento

O primeiro passo é ir ao médico para de fato descobrir as causas pelas quais o problema da ejaculação retardada está acontecendo com você. Como todo acesso à informação, o profissional poderá  fazer um tratamento específico, com ou sem medicamentos, para que isso volte ao normal. Se for preciso, procure um psicólogo ou psiquiatra para tratar também das questões emocionais.



Leia também