É, meu amigo. Prepare-se para esta conta. Uma calculadora desenvolvida pela Lloyds Pharmacy identifica a quantos parceiros sexuais indiretos uma pessoa foi exposta. Um exemplo: se você se envolveu sexualmente com quatro pessoas, acabou se envolvendo indiretamente com 1.916.806 outras pessoas. Chocante, não?

sexo-calculadora

O cálculo tem como base a teoria dos seis graus de separação – você já deve ter ouvido sobre ela – que, a partir de um estudo científico, afirma que são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam conectadas no mundo. Assim, a ferramenta pega o número de parceiros quem a pessoa teve e o multiplica pelo número de parceiros que os parceiros dela devem ter tido, até o sexto grau de conexão. O resultado depende das faixas etárias indicadas.

Quer calcular a sua exposição? Clique aqui

O perigo: doenças sexualmente transmissíveis
Os números impressionantes são justamente para ilustrar o efeito exponencial do contato sexual e alertar para o aumento do número de doenças sexualmente transmissíveis. A ideia da calculadora é conscientizar as pessoas sobre a importância do sexo seguro, a prevenção contra HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, que muitas vezes não apresentam sintomas.

Como prevenir
Sabemos que a camisinha é essencial, mas ainda estamos expostos a outras doenças sexualmente transmissíveis, como o herpes (que pode ser transmitido através do contato de pele, sexo oral e brinquedos sexuais).

Faça o teste de HIV
Se você ficou preocupado com o número que apareceu aí na calculadora, faça o teste. Na verdade, é importante fazer o teste regularmente. É só você procurar por um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou diversas unidades das redes públicas de saúde. Os testes são gratuitos e podem ser feitos de forma anônima! Ligue para o Disque Saúde (136) ou consulte a lista de endereços para escolher o melhor local para você fazer o teste.