Já tem programação para o feriado todo aí? E para o último dia do feriado, aquele mais triste?

A Quarta-Feira de Cinzas (10/02) terá um nome e um colorido diferente no Caixa Belas Artes, em São Paulo. Será a Quarta-Feira de Glitter, com a apresentação de quatro filmes estrelados por David Bowie: O Homem Que Caiu na Terra (1976), Apenas Um Gigolô (1978), Labirinto – A Magia do Tempo (1986) e Absolute Beginners (1986).

david-bowie-labirinto
Labirinto – A Magia do Tempo (1986) – 13h50
EUA, 1986, cor, 101 min., livre
Direção: Jim Henson
Elenco: David Bowie, Jennifer Connelly e Christopher Malcolm.

A irresistível fantasia infanto-juvenil,  com a linda Jennifer Connelly em um dos seus primeiros papéis no cinema. Revoltada por ter de cuidar de seu irmãozinho mais uma vez no fim de semana, a adolescente Sarah chama os goblins de seu livro favorito, ‘Labirinto’, para levarem o menino embora. Porém, quando isso realmente acontece, a garota terá de adentrar por um sistema complexo e enganador, habitado por personagens inacreditáveis e perigos desconhecidos até conseguir resgatar o bebê das mãos do malvado Rei Goblin.

david-bowie-absolute-begginers
Absolute Beginners (1986) – 16h
Inglaterra, 1986, cor, 108 min., 12 anos
Direção: Julien Temple
Elenco: David Bowie, Eddie O’Connell e Patsy Kensit.

Uma história que, apesar de se passar na década de 1950, traz aquela “estética neon”, típica do momento de sua produção, os anos 1980, quando surgiu o super colorido movimento New Wave. Embalado por números musicais de artistas e bandas como David Bowie, Sade e Fine Young Canibals, o filme, ambientado nos anos 1950, conta a história de Colin, um jovem londrino de 19 anos, que tenta fazer carreira como fotógrafo. Apaixonado pela bela modelo Crepe Suzette, os dois terão que decidir entre viver suas emoções ou seguir o caminho do sucesso.

man-who-fell-to-earth-2
O Homem Que Caiu na Terra (1976) – 18h20
EUA, Reino Unido, 1976, cor, 120 min., 14 anos
Direção: Nicolas Roeg
Elenco: David Bowie, Buck Henry e Candy Clark.

Um alienígena vem à Terra em busca da salvação para o seu planeta: água. Disfarçado de empresário, ele utiliza tecnologias avançadas para conseguir o dinheiro necessário para a construção da nave que o levará de volta para casa. Mas ele, no entanto, deverá resistir à dura competição entre os humanos e às tentações terráqueas. Incrível ficção científica com Bowie no papel de um enigmático extraterrestre, sob a direção de Nicolas Roeg.

David-Bowie-no-cinema-Apenas-um-gigolô-1978-David-Hemmings
Apenas Um Gigolô (1978) – 21h
Alemanha, 1978, cor, 147 min., 14 anos
Direção: David Hemmings
Elenco: David Bowie, Sydne Rome, Kim Novak e Marlene Dietrich.

Berlim, anos 1920. Após a Primeira Guerra, Paul retorna e percebe que o mundo aristocrático em que vivia mudou, numa década em que os nazistas buscavam poder. Então, para continuar sobrevivendo, ele torna-se gigolô de uma rica baronesa. Traz ainda no elenco a belíssima Kim Novak e Marlene Dietrich em seu último papel no cinema.

Enfim, essa será uma semana especialíssima para aqueles que querem fugir do Carnaval ou simplesmente relaxar assistindo a um bom filme entre uma folia e outra. O Caixa Belas Artes fica na Rua da Consolação, 2423, Consolação, São Paulo. Para mais informações, acesse o site.

E, para entrar no clima, indicamos a playlist especial do Spotify, This is: David Bowie, criada com os principais sucessos do cantor, logo em seguida à triste notícia de sua morte, em 10 de janeiro deste ano.